O Candangão 2023 começou oficialmente para os protagonistas das últimas duas finais do torneio. Em jogo bem disputado, Brasiliense e Ceilândia entraram em campo na tarde deste domingo (29/1), no Estádio Abadião. A presença única da torcida do Gato Preto foi o diferencial do confronto, porém quem se deu melhor foi o Jacaré. O time comandado por Luan Carlos venceu, sem dificuldades, por 3 x 0 e com direito a gol contra.
O duelo foi pegado desde o primeiro tempo, como é de praste no histórico entre as equipes. No período inicial, o Brasiliense estava mais organizado e aproveitou esse fator para criar e pressionar mais o grupo adversário. Após várias tentativas, o primeiro gol saiu aos 28 minutos, com um chute de voleio de Aldo. O Ceilândia tentou reagir em vários momentos, porém sem sucesso. Com uma chuva intensa, o segundo tempo também não foi dos melhores para os mandantes. O Ceilândia criou poucas chances para diminuir a diferença no placar. O Brasiliense, em ritmo mais devagar, marcou mais um e recebeu de presente um gol contra da equipe adversária.
Brasiliense na frente
As duas equipes começaram a partida trabalhando bem a bola e tentando encontrar espaços em campo para o ataque. Mais organizado, o Brasiliense criou mais oportunidades, porém nenhuma de perigo. Aos 8’, Aldo aproveitou a sobra e tentou arrematar de longe, mas sem sucesso. Na sequência, Zotti ficou livre e chutou de canhota. Matheus Kayser defendeu sem sustos. Não demorou muito para o camisa 10 do Jacaré tentar mais uma vez. Aos 12’, o meia cruzou para a pequena área e a bola encontrou Aldo, que não conseguiu fazer uma boa finalização. Aos 20 minutos, Aloísio fez o cruzamento para Hernane Brocador. O número 19 estava de frente para o gol adversário, cabeceou e a bola saiu pelo cantinho.
Pelo lado do Ceilândia, Milla quase fez a torcida gritar gol aos 23’, quando arrancou uma jogada pela esquerda e chutou forte. Artur defendeu. Após várias tentativas, o time amarelo abriu o placar. Com 28 minutos, Aldo encontrou a bola cruzada por Aloísio e marcou de voleio para o Brasiliense. Cinco minutos mais tarde, o Ceilândia tentou deixar tudo igual. Filipe Cine ficou com a bola, passou pelos jogadores rivais e entregou para Americano. Travado pela defesa do Jacaré, o atacante não conseguiu finalizar.
Quase perto do apito final, o juiz apitou falta para o Jacaré. Em uma bela jogada ensaiada, Tarta foi para a cobrança, deixou a bola nos pés de Aldo. O companheiro colocou a gorducha no fundo da rede, mas o juiz apitou impedimento. Já nos acréscimos, China fez um cruzamento incrível para João de Deus. Porém, o camisa 11 não estava bem posicionado e perdeu a chance de deixar tudo igual no placar. Com isso, a equipe do Brasiliense foi para o intervalo com a vantagem por 1 x 0.
Brasiliense carimbou a vitória
O Ceilândia começou a segunda etapa com uma substituição inusitada. O técnico Adelson de Almeida trocou os goleiros: saiu Matheus Kayser; entrou Henrique. Com a vantagem garantida no primeiro tempo, o Brasiliense querendo pressionar novamente. Aos 3’, Luquinhas teve a chance de ampliar a contagem, mas não soube fazer a finalização. Três minutos depois, Milla quis marcar e Keynan apareceu para impedir. Com 14 minutos, Paulo Renê arrancou pela lateral, passou pela defesa amarela e chutou para Milla. Logo os jogadores do Brasiliense apareceram para impedir o término da jogada.
Ele brocou! Aos 18 minutos, Hernane Brocador aproveitou a sobra de bola e deu um tapa por cima e ampliou para o Brasiliense. Depois, o juiz apitou falta e Dudu cabeceou. Artur fez uma grande defesa. Mesmo correndo atrás para diminuir a diferença no placar, o Gato Preto ficou apenas na expectativa de colocar a bola no fundo da rede. Para deixar o cenário ainda pior, o terceiro gol do Brasiliense foi marcado por China, jogador do time alvinegro.
Aos 37′, Filipe Cirne arriscou de longe, chutou forte e ficou esperando a bola entrar, mas ela saiu por cima do gol de Artur. Fim de papo no Abadião, o juiz terminou a segunda etapa sem acréscimos e o Brasiliense carimbou a vitória por 3 x 0 em cima dos donos da casa.
O que vem por aí…
As duas equipes voltam a campo no próximo final de semana. Para abrir a sequência de jogos da segunda rodada do Candangão, o Ceilândia visita o Real Brasília, no Estádio Defelê, às 15h de sexta-feira (3/2). Um pouco mais tarde, às 19h, os torcedores vão acompanhar o clássico verde-amarelo. Brasiliense e Gama se encontram no Estádio Serejão, em Taguatinga. O duelo contará com torcida única do Jacaré.
Ceilândia 0
Matheus Kayser (Henrique); Wisley (Julio Oliveira), Dudu, Fernandinho, China ⚽ (contra); Andrey, Filipe Cirne, Geovane, Milla (Clemente); Americano (Paulo Renê) e João de Deus.
Técnico: Adelson de Almeida
Brasiliense 3
Artur; Andrezinho (Caetano), Railon, Keynan, Aloísio; Aldo ⚽, Tarta, Zotti; Luquinhas (Balotelli), Alvinho e Hernane Brocador ⚽ (Yuri Mamute).
Técnico: Luan Carlos Neto