A temporada de 2022 acabou para o Brasiliense com a eliminação na semifinal da Copa Verde diante do Vila Nova. Com isso, o time amarelo iniciou oficialmente o planejamento para organizar as diretrizes do futebol para o próximo ano. Na manhã desta quarta-feira (16/11), o Jacaré confirmou detalhes envolvendo a comissão técnica do clube e a data de apresentação do elenco.
Contratado em 1º de setembro para iniciar a segunda passagem pelo Brasiliense, o treinador Luan Carlos será mantido para tocar o clube na temporada de 2023. No atual ano, a única competição com comando do atual técnico foi justamente a Copa Verde, onde o time fez bons jogos contra Luverdense, Cuiabá e Vila Nova, mesmo com a eliminação para os goianos na semifinal.
Em ação recentemente, o elenco do Brasiliense terá um mês de férias antes de começar os treinamentos visando as competições do clube em 2023. A apresentação do grupo ficou marcada oficialmente para 12 de dezembro, no Centro de Treinamentos do Lago Sul. Até lá, a diretoria do clube amarelo terá tempo para avaliar lacunas no grupo, assim como ajustar possíveis chegadas ou saídas.
Assim como nos últimos anos, o Brasiliense será um dos clubes do Distrito Federal com calendário extenso em 2023. O clube amarelo abre o ano disputando o Campeonato Candango, do qual é o atual bicampeão. Na sequência, começam as competições nacionais com os mata-matas da Copa Verde e da Copa do Brasil. Logo depois, o time inicia a busca pela maior ambição: o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro.
O primeiro jogo oficial do Brasiliense em 2023 será a estreia no Candangão contra o Ceilândia, em 28 de janeiro. A partida será uma reedição das últimas duas decisões do torneio local. Diferentemente deste ano, a Copa Verde terá início em fevereiro, assim como a primeira fase da Copa do Brasil. A Série D do Brasileirão tem pontapé inicial agendado para a segunda quinzena de abril.