Por Rayssa Loreen
O jogo entre Brasiliense e Ceilândia, no Abadião, encerrou a sétima rodada do Candangão BRB 2022. Líder da competição, o Gato Preto precisava de uma vitória para garantir classificação à próxima fase. O Jacaré, buscando voltar ao G4, entrou em campo sob comando de seu novo treinador, Celso Teixeira. O poderio ofensivo do Brasiliense funcionou, conseguiu vencer o Ceilândia por 5 a 1 e assumiu a quarta posição. Apesar da derrota, equipe alvinegra está perto das semifinais.
A etapa inicial exigiu muito da defesa dos times. Foi um período intenso e movimentado para o Brasiliense, que conseguiu marcar três só nos 45 minutos iniciais. Marcão, de pênalti, Luquinhas e Romário, contra, foram os marcadores. O Ceilândia não conseguiu espaço para trabalhar a bola em nenhum momento. No segundo tempo, o Brasiliense cansou a equipe do Gato Preto e marcou mais dois com gols de Aloísio e Goduxo. Romário, também de pênalti, diminuiu no placar.
Massacre do Jacaré
O primeiro tempo começou com as duas equipes buscando se organizar em campo. Com maior posse de bola, o Brasiliense conseguiu chegar ao ataque primeiro. Porém, a equipe do Gato Preto também deu trabalho para a zaga do Jacaré, que precisou marcar bem para não tomar gol. Com dois minutos de jogo, Goduxo encontrou espaço na lateral e lançou para Zotti. O jogador cruzou para Marcão, que arriscou de cabeça e a bola saiu isolada.
Um minuto depois, Andrezinho conseguiu chegar na bola e arriscou para abrir o placar, mas o chute foi para escanteio. Aos seis, o Ceilândia chegou ao ataque com Cabralzinho. O meia recebeu o cruzamento de Hericlis e Sucuri defendeu o chute com tranquilidade. Aos 12, uma falta perigosa para o Brasiliense assustou o goleiro Léo Unamuzaga. Zotti chutou, mas a bola bateu forte na trave. Na sobra, tentaram marcar de cabeça, mas a defesa adversária foi atenta e impediu mais um lance perigoso do Jacaré.
Aos 17, Luquinhas aproveitou falha da zaga ceilandense, deu um chute fraco na bola e Léo defendeu com tranquilidade. Na reação, o Ceilândia também arriscou e Sucuri interviu bem. Aos 20 minutos, Luquinhas recebeu a bola e antes de chutar para o gol, a bola foi no braço de Gabriel Henrique e o juiz apitou o pênalti. O lance resultou no primeiro gol da partida, marcado por Marcão. Quatro minutos depois, falta perigosa para o Ceilândia. Tarta foi para a cobrança, chutou forte e a bola saiu pelo lado esquerdo do gol.
Com 32, Marcão encontrou Goduxo, que cruzou para Luquinhas na área e o jogador marcou o segundo do Jacaré. Na tentativa de reduzir a diferença no placar, Crystian recebeu de Hericlis, mas Sucuri defendeu. No rebote, a equipe tentou mais uma vez, mas o bandeirinha deu impedimento. Faltando pouco para a etapa inicial terminar, Romário marcou um contra e ampliou para o Brasiliense. O Gato Preto foi para o intervalo sofrendo o primeiro revés na competição.
Mais gols no segundo tempo
O Ceilândia voltou com uma postura diferente para a segunda etapa da partida. Logo nos primeiros minutos, o Gato Preto se movimentou mais em campo em busca do ataque, mas não conseguiu criar jogadas perigosas. O Brasiliense precisou ficar atento em campo para não tomar gol e controlar a partida. Aos 14 minutos, o juiz apitou falta para o Brasiliense. Zotti foi para a cobrança e, sem ninguém na área, cruzou para Daniel Alagoano, que não aproveitou.
Cinco minutos depois, Romário arriscou de fora de área com um chute forte e Sucuri fez uma defesa incrível. Aos 23, o Brasiliense marcou pela quarta vez. De cabeça, Aloísio ampliou o placar para o Jacaré. Após participar de jogadas importantes do jogo, Goduxo conseguiu marcar o primeiro dele e o quinto da partida. Aos 34, Gleisinho arriscou e Sucuri agarrou bem. Poucos segundos depois, outro pênalti no Abadião, dessa vez para o Gato Preto. Romário foi para a cobrança e marcou o único do Ceilândia na partida.
Próximos compromissos
A goleada do Jacaré levou a equipe ao terceiro lugar no Candangão BRB com 12 pontos, atrás do ainda líder Ceilândia, que soma 16, e Capital com 14. Os dois times voltam ao Abadião, na Ceilândia, na próxima quarta-feira (16), em confrontos válidos pela oitava rodada e penúltima da fase de classificação do torneio. Às 10h30, o Brasiliense enfrenta o Taguatinga. Mais tarde, às 16h, o Ceilândia recebe o Capital. No outro fim de semana, a última rodada com Brasiliense enfrentando o Capital e o Ceilândia duelando com o Paranoá.
Ceilândia 1
Leo Unamunzaga; Crystian, Vidal, Gabriel Henrique, Gilson, Glesinho; Cabralzinho, Tarta, Hyuri (Fernandinho), Hericlis; Romário ⚽.
Técnico: Ari de Almeida
Brasiliense 5
Edmar Sucuri; Andrezinho, Badhuga, Preto Costa, Goduxo ⚽; Aldo 🟨, Radamés, Zotti (Aloísio ⚽); Luquinhas ⚽, D. Alagoano e Marcão ⚽.
Técnico: Celso Teixeira
Vai, Jacaré!!!!!!