Já classificado à fase eliminatória da Série D do Brasileirão, o Brasiliense deu outro passo importante no Grupo 5. Após vitória sobre o CRAC-GO por 2 a 0, conquistada no último domingo (15/7) no estádio Serejão, o Jacaré garantiu o primeiro lugar com uma rodada de antecedência. Com 29 pontos, a equipe não pode ser alcançada pelo segundo colocado, o Anápolis-GO, que soma 25. Equipe de Luiz Carlos Winck enfrentará Serra-ES ou Real Noroeste-ES na segunda fase.
A rodada iniciou no último sábado (13/7) com a vitória do Iporá-GO sobre o Real Brasília por 3 a 0. Logo depois, Capital-TO e União-MT empataram por 2 a 2. No início da noite, o confronto que mais interessava ao Jacaré: Mixto-MT x Anápolis-GO. O clube candango precisava que a equipe goiana não vencesse para ter a possibilidade de garantir a primeira colocação antecipada. A partida terminou empatada por 1 a 1 e assim, o Brasiliense dependia apenas de si para conseguir o objetivo.
No domingo (14/7), o Brasiliense recebeu o CRAC no estádio Serejão precisando apenas de uma vitória simples para garantir o primeiro lugar do Grupo 5. Após um primeiro tempo sem gols, o Jacaré abriu o placar aos nove minutos com Tarta. O camisa oito aproveitou a sobra na entrada da área e bateu firme no canto direito de João Lucas. Aos 26′, João Santos rolou para a grande área e Joãozinho, livre, bateu na saída do goleiro para anotar o segundo do clube candango e garantir os três pontos.
Dono da segunda melhor campanha geral da Série D do Brasileirão, o Brasiliense chegará a última rodada da fase de classificação da quarta divisão nacional já sabendo a posição final. Com 29 pontos, oriundos de uma campanha de nove vitórias, dois empates e duas derrotas, o Jacaré garantiu, com uma rodada de antecedência, o primeiro lugar do Grupo A5. O segundo colocado, Anápolis, soma 25 e, portanto, chega no máximo a 28 pontos. Mixto-MT e CRAC-GO, ambos com 21 pontos, estão classificados à segunda fase.
Possíveis adversários na segunda fase da Série D
Com o primeiro lugar garantido no Grupo 5, o Brasiliense aguarda a definição do Grupo 6 para conhecer o seu adversário na segunda fase da Série D. Segundo o regulamento da competição, o primeiro colocado do Grupo 5 enfrenta o quarto colocado do Grupo 6. Atualmente, o Serra-ES ocupa a posição com 18 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo seu conterrâneo Real Noroeste, quinto colocado com um ponto a menos.
O Serra enfrentará o Audax-RJ no estádio Moça Bonita, em Bangu, no Rio de Janeiro. Para se classificar, a equipe capixaba precisa de uma vitória simples para avançar na quarta colocação. Com quatro ponto a menos que o terceiro colocado, o clube não pode chegar à terceira posição. Já o Real Noroeste receberá o vice-líder, Itabuna-BA, no estádio Joaquim Alves de Souza, em Barra de São Francisco, no Espírito Santo. A equipe precisa vencer e torcer por um tropeço do Serra para garantir a classificação. Todas as partidas do Grupo 6 ocorrerão no sábado (20/7) às 15h.
Outras posições dos grupos 5 e 6 estão definidas. O Anápolis, vice-líder da chave do Brasiliense, não perde a segunda posição. Mixto e CRAC, com a mesma pontuação, precisam definir o terceiro e o quarto colocados do grupo. No outro lado, o Nova Iguaçu-RJ também garantiu a primeira posição antecipada. Itabuna e Portuguesa-RJ brigam pela segunda colocação do grupo 6.
Jogos da 14ª rodada
- Grupo 5 – sábado (20/7) às 16h30
CRAC x Mixto – Genervino da Fonseca (Catalão, GO)
União x Iporá – Luthero Lopes (Rondonópolis, MT)
Real Brasília x Capital – Bezerrão (Gama, DF)
Anápolis x Brasiliense – Annibal Batista de Toledo (Aparecida de Goiânia, GO) - Grupo 6 – sábado (20/7) às 15h
Ipatinga-MG x Portuguesa – Lamegão (Ipatinga, MG)
Nova Iguaçu x Democrata-MG – Laranjão (Nova Iguaçu, RJ)
Real Noroeste x Itabuna – Joaquim Alves de Souza (Barra de São Francisco, ES)
Audax x Serra – Moça Bonita (Bangu, RJ)
Confrontos da segunda fase
- Brasiliense x Serra ou Real Noroeste
- Itabuna ou Portuguesa x Mixto ou CRAC
- Nova Iguaçu x Mixto ou CRAC
- Anápolis x Itabuna ou Portuguesa