Por Michael Nunes
O Brasiliense sofreu, mas garantiu um lugar entre os quatro melhores times do Campeonato Candango de 2020. Na manhã deste domingo (16/8), o Jacaré recebeu o Luziânia no Estádio Nacional Mané Garrincha para disputar o segundo jogo das quartas de final do torneio local. Em jogo bastante movimentado, o time amarelo venceu por 2 a 1 e carimbou o passaporte para às semifinais.
Começando o primeiro tempo de forma avassaladora, o Brasiliense abriu o placar. Com postura mais ofensiva, o Luziânia conseguiu chegar ao empate ainda na etapa inicial. Precisando de mais um gol para seguir vivo no Candangão, o time azulino fez um jogo bastante equilibrado com o Jacaré no segundo tempo. De pênalti, o esquadrão amarelo voltou à frente no fim do jogo para garantir a vitória.
Primeiro tempo corrido termina em igualdade
O Brasiliense entrou em campo com seu novo uniforme branco comemorativo pelos 20 anos completados em 2020. A partida iniciou com o Jacaré tendo mais a posse de bola e, aos 3 minutos, quase o clube de Taguatinga abriu o placar. Após um bate rebate na pequena área, o zagueiro Badhuga pegou a sobra, batendo forte e rasteiro, mas a bola explodiu no pé da trave.
O Brasiliense continuou em cima tendo o domínio das ações. Aos 10 minutos, Marcos Aurélio fez um cruzamento perigoso na pequena área, ninguém do Luziânia afastou e a bola passou rente à trave de Mateus Lorenzo. Só dava Jacaré, e após falta perto da entrada da pequena área, Marcos Aurélio encheu o pé direito e novamente o goleiro Mateus Lorenzo apareceu bem fazendo uma difícil defesa.
De tanto insistir, o Brasiliense abriu o placar no Mané Garrincha. Após cobrança de escanteio na medida de Marcos Aurélio, o zagueiro Badhuga, que já tinha colocado no início da partida uma bola na trave, subiu no quarto andar e cabeceou com força no canto direito de Mateus Lorenzo, que nada pode fazer. Festa do elenco amarelo no gramado: Brasiliense 1 a 0.
O Jacaré quase ampliou o placar logo em seguida. Após jogada em velocidade pelo lado direito, o lateral Sandy, que jogou improvisado na função, tocou no meio para Douglas. O camisa 10 deu um belo passe em profundidade na esquerda para Marcos Aurélio, que chegou chapando e mandou a bola explodiu no travessão do Luziânia.
A partida seguiu e o Luziânia teve a primeira chance de perigo. Cleiton veio pela meia esquerda e bateu de longe a bola fez efeito e assustou Fernando Henrique. O time goiano melhorou e fez Jacaré diminuir o ritmo. As ações do time da Igrejinha passavam sempre pelo pé de Cleiton, que arriscava de longe praticamente em todas as oportunidades.
No final do primeiro tempo Peninha perdeu um gol inacreditável. O camisa 7 recebeu livre do versátil Marco Aurélio em um contra ataque pelo lado direito. Após andar meio-campo de jogo, atacante ficou cara a cara com Mateus Lorenzo, que abafou bem a bola salvando mais uma vez o Luziânia.
Aquele ditado que a bola pune aconteceu no jogo. Após um gol feito pedido por Peninha, o Luziânia veio em velocidade pela esquerda e Alanzinho cruzou na pequena área. O pequeno Weberthy Titico chegou em profundidade no segundo pau e subiu em meio aos grandalhões do Jacaré para escorar para às redes. Aí só foi correr para o abraço: 1 a 1.
Segundo tempo truncado e nervoso
A etapa final começou com uma alteração no Brasiliense. Fernandinho entrou no lugar de Esquerdinha. O Jacaré continuou tendo mais a posse de bola e buscando o jogo pelas laterais. O jogo ficou nervoso e truncado, com muitas faltas e erros de passes. O meia Douglas sentiu o ritmo de jogo e em duas oportunidades de ataque o camisa 10 não foi feliz, sem velocidade.
O Luziânia passou atacar mais, adiantando as linhas de marcação do Jacaré, que não conseguia criar as jogadas. O calor era forte e, com o passar do tempo e as oportunidades ofensivas não aproveitadas, as duas equipes acabaram sentiram, diminuindo a intensidade, mas ainda fazendo um jogo muito brigado.
A emoção continuou e por muito pouco o Luziânia não chegou à virada. Em jogada pela ponta esquerda, a bola passou por toda a pequena área e caiu nos pés de Vitinho. Livre, o atacante bateu rasteiro. A bola só não entrou porque Fernandinho chegou rápido e desviou para escanteio. Uma grande chance perdida do time da Igrejinha.
Romarinho, que tinha acabado de entrar no jogo no lugar de Zé Love, partiu em velocidade pela esquerda e tocou para Railan. Porém, o jogador não chegou no tempo certo para concluir a jogada. O camisa 20 entrou muito bem na partida e desafogou o Brasiliense, dando trabalho para zaga do Luziânia na ponta esquerda criando boas oportunidades que não foram aproveitadas pelos companheiros.
Aos 39 minutos, Romarinho mudou o jogo. Após invadir a área, o atacante do Jacaré foi derrubado por João Pedro. O juiz não teve dúvidas e marcou pênalti. Na cobrança, Marcos Aurélio bateu com categoria no canto direito, deslocando Mateus Lorenzo. O gol trouxe alívio para o Brasiliense que estava levando pressão do rival. Assim, bastou esperar o fim do jogo para garantir a vaga na semifinal do Candangão.
O que vem por aí
Classificado, o Jacaré já sabe quem será seu adversário nas semifinais do Campeonato Candango. Agora, o Brasiliense terá pela frente o Real Brasília, que eliminou o Capital após vencer por 1 a 0. O primeiro jogo acontece na quarta-feira (19/8), às 15h30, no estádio do Defelê. A volta está marcada para domingo (23/8), às 11h, no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Brasiliense 2
Fernando Henrique; Sandy (Railan) , Badhuga, Rodrigo; Esquerdinha, Bruno Lima, Peninha (Renatinho), Aldo e Douglas (Neto Baiano); Marcos Aurélio e Zé Love ( Romarinho)
Técnico: Márcio Fernandes
Luziânia 1
Mateus Lorenzo; Cleiton, Santiago, Lucio e Juninho; Goduxo, Matheus Lacerda (Dadinho), Allanzinho; Lucas Silva, Kelvin (Marreta) e Weberthi Titico.
Técnico: Sebastião Rocha