Classificado às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro com moral e goleada por 9 a 1 no agregado contra o Brasil de Pelotas, o Brasiliense conheceu o adversário nos jogos do acesso. Com o complemento das oitavas de final na noite deste domingo (18/8) e a definição dos oito times vivos na competição nacional, o Retrô cruzou o caminho do Jacaré na sequência da disputa.
Depois de golear o Xavante por 5 a 0 no Estádio Serejão, o time candango sintonizou a televisão no duelo entre Maringá e Portuguesa. Até então com a melhor campanha, o Brasiliense dependia de um tropeço dos paranaenses, independentemente de classificação do rival, para ficar com a melhor campanha. Como o time alvinegro voltou a vencer os cariocas, o Jacaré ficou em segundo no geral.
Assim, o Brasiliense terá pela frente a sétima melhor campanha entre os classificados às quartas de final da Série D do Brasileirão. No caso, o posto é do Retrô. O time pernambucano foi o responsável por eliminar o Manauara nas oitavas de final. Para isso, precisou das penalidades. Antes, o próximo rival do Jacaré passou pelo América-RN, também em definição na marca da cal.
Time de melhor campanha até aqui na Série D, o Maringá cruzará com a Internacional de Limeira. Se os paranaenses tivessem tropeçado, os paulistas seriam os adversários do Brasiliense. Os demais duelos das quartas de final seguem o chaveamento olímpico. Assim, o terceiro colocado geral Treze para o sexto Itabaiana. O quarto Iguatu terá pela frente o quinto lugar Anápolis.
Os duelos das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro estão previstos para os dois próximos finais de semana. Por ter melhor desempenho no torneio nacional, o Brasiliense abre a disputa visitando o Retrô, possivelmente na Arena de Pernambuco. A definição, com mando do Jacaré, será no Estádio Serejão, em Taguatinga. Não há vantagem de empates pela vaga na Série C.
Quartas de final da Série D
Maringá* x Inter de Limeira
Brasiliense* x Retrô
Treze* x Itabaiana
Iguatu* x Anápolis
*Definem a classificação como mandantes