Após anos de inatividade, o Brasiliense vai retomar os trabalhos de categorias de base no clube. A reativação dos juniores era uma demanda antiga dos torcedores do Jacaré. A ideia do clube amarelo é colocar o time sub-20 em ação já na temporada 2023 com a meta de chegar ao menos na final do Campeonato Candango Sub-20 e disputar a Copa São Paulo de Juniores de 2024.
A informação foi antecipada pela vice-presidente do time, Luiza Estevão, ao programa Resenha FC, do DF Esportes, e confirmada pela dirigente ao Distrito do Esporte na noite de segunda-feira (16/1). Nas redes sociais, o Brasiliense oficializou o retorno da equipe sub-20 na tarde desta terça-feira (17/1). O Jacaré não tinha um plantel do tipo há 13 anos, quando encerrou os trabalhos.
Ainda sem muitos detalhes, Luíza afirmou o desejo de fazer um bom trabalho com os jovens atletas para o time jogar a Copa São Paulo de Futebol Junior, a tradicional Copinha. O primeiro desafio para alcançar o objetivo, porém, é a disputa do Candanguinho. O torneio local tem previsão para começar em 13 de março. “No momento, estamos focando no Candangão profissional e não tem nada encaminhado”, comentou.
Ver essa foto no Instagram
O retorno, entretanto, não foi pensado somente agora. De acordo com Luiza, o trabalho com a base é um sonho antigo. A reativação do time sub-20 do Brasiliense, portanto, é apenas o início de uma nova trajetória. “Finalmente conseguimos dar esse primeiro passo, após mais de 10 anos, mas sabemos que é um longo e difícil caminho pela frente”, destacou a dirigente.
Além disso, a dirigente também reforçou o interesse em aproveitar a qualidade jovens atletas da capital. “O mais importante, além de qualificar nosso time, é desenvolver o futebol dos jovens daqui mesmo de Brasília. Tem qualidade. E tem muito”, concluiu. Mesmo longe das disputas desde 2011, o sub-20 do Brasiliense é o único heptacampeão do Distrito Federal. Os títulos foram conquistados entre 2003 e 2009.
Como faço pra entrar na categoria de base sub 20 do brasiliense?