O oposto brasiliense Abouba levantou taça no voleibol francês no último domingo (26/9). Com os serviços do atleta do Distrito Federal, o Tours, da França, foi campeão da Copa Fred Fellay, em Genebra, na Suíça. Na final, a equipe venceu o WWK Volleys Herrsching, da Alemanha, por 2 sets a 0, parciais de 25/53 e 25/18. No início de setembro, o jogador candango foi campeão do Sul-Americano com a Seleção Brasileira, em Brasília.
A campanha do time francês de Abouba foi praticamente irretocável. O Tours perdeu apenas um set em quatro partidas disputadas na competição, que faz parte da pré-temporada da equipe em preparação para a disputa da Liga Francesa de Voleibol. O oposto, que está pela primeira na França após duas temporadas na Itália, havia sido destaque da equipe em um amistoso com o também francês Saint Nazaire.
“Foi um campeonato curto, mas, ao mesmo tempo, intenso. Foram dois jogos por dia e deu para rodar bem o time. Temos um grupo forte e iremos brigar por todos os títulos que disputarmos quando estivermos mais entrosados. Como os jogos foram de apenas três sets, já deu para eu ganhar mais entrosamento com os dois levantadores”, disse Abouba, que teve uma grande atuação na decisão.
A partir da próxima quinta-feira (30/9), o Tours, comandado pelo também brasileiro Marcelo Fronckowiac – o time francês conta ainda com o central Aracaju -, sediará um quadrangular preparatório com a participação de outras três equipes: o Verona, da Itália; o Montpellier, da França; e o Knack Volley Roeselare, da Bélgica. O torneio terminará no sábado (2/10).