Por Gabriel de Oliveira, do TV Pop*
Longe da disputa ferrenha protagonizada por Globo, Record e SBT pelos direitos de transmissão dos principais torneios estaduais do país, Brasília decidiu se tornar pioneira em um novo modelo de comercialização de seu campeonato regional. Neste ano, a Federação de Futebol do Distrito Federal e os clubes fecharam um contrato com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos, que utilizará a programação da TV Distrital — pequena emissora da Câmara Legislativa da cidade, disponível na TV aberta e na operadora Claro — para transmitir as partidas do Candangão 2022.
No ano passado, o torneio foi transmitido pela TV Brasília, afiliada da RedeTV! no Distrito Federal e em Goiás: na época, a emissora modificou parte de sua programação diária para poder contar com uma atração destinada ao universo esportivo regional — assim como já acontece na Band e na Globo — e transmitia os jogos nas tardes de sábado, por volta das 15h30. A faixa horária dos confrontos será mantida no novo canal, que também contará com um programa esportivo semanal, com exibição nas noites de segunda-feira.
A reportagem do TV Pop, parceira do Distrito do Esporte, apurou que as negociações com a TV Distrital para a transmissão do Candangão 2022 progrediram justamente pela flexibilidade da programação do canal. Antes disso, também aconteceram conversas com executivos da Band e da Record, que acabaram não avançando justamente por conta dos compromissos nacionais assumidos pelas respectivas redes. Para a Band, a transmissão dos jogos no sábado era inviável, já que o horário é ocupado atualmente pelo Campeonato Alemão. A Record, por sua vez, sequer tem um setor esportivo forte na capital.
Além do modelo inovador de comercialização, já que é a primeira vez que uma associação de cronistas desportivos adquire os direitos de um torneio de futebol no país, as transmissões também serão feitas de uma forma diferenciada. Para atuar nos jogos, a ABCD convidará jornalistas de diversos veículos de comunicação de Brasília para atuar, em esquema de rodízio. A ideia principal é que haja um revezamento de profissionais na narração, na reportagem de campo e também nos comentários ao vivo.
O primeiro jogo do Candangão transmitido pela TV Distrital irá ao ar neste sábado (22): será o confronto entre o Ceilândia, vice-campeão da competição em 2021, e o Gama, clube que já disputou a série A e que revelou Lúcio, zagueiro campeão do mundo pela Seleção Brasileira. O contrato da Federação de Futebol do Distrito Federal e a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos é válido durante dois anos.
* O TV Pop é portal especializado na cobertura de televisão e entretenimento. O portal é parceiro do Distrito do Esporte. Para saber mais: www.tvpop.com.br
É isso aí, vamos valorizar o jornalismo esportivo local!
Que o Gamão seja campeão e recomece seu caminho de volta para as divisões de cima no brasileirão!
Estamos em ano de eleição! Você que é amante do futebol do DF lembrem-se de que esse governador fez com nosso classico : portões fechados e cercado de polícia! Já para o time dele do Rio só babacao até o BRB ( uma estatal ) o time carioca ganha um percentual. GOVERNADOR DO DF PEÇA VOTO AOS CARIOCAS!
Distrito do Esporte está de parabéns. Acho lamentável a falta de divulgação do futebol de Brasília pelos órgãos de comunicação local, isso também contribui para continuarmos nessa penúria. Sou torcedor do Jacaré e nem o meu próprio time com todo poder econômico ajuda na divulgação, basta ver o Site horroroso, sem informação nenhuma, nem do protocolo de saúde, não estão nem ai para nós insistentes torcedores.