O atleta paralímpico Estevão Lopes e a equipe do projeto EMA (Empowering Mobility and Autonomy) da Universidade de Brasília (UnB), representarão o Brasil na Olimpíada Biônica, o Cybathlon, que será realizado na Suíça de 25 a 27 de outubro. A ideia do evento é congregar pesquisadores que trabalham com o desenvolvimento de tecnologias para melhorar a reabilitação de pessoas com deficiência.
O foco do Cybathlon é o desenvolvimento de neuropróteses, dispositivos capazes de restaurar movimentos em membros paralisados. No caso de lesões medulares, onde a comunicação entre o sistema nervoso central e periférico é interrompida, a musculatura continua presente. É através da estimulação neuromuscular que o sistema nervoso periférico gera contrações musculares controladas e ritmadas, o que permite pessoas com paralisia de terem maior liberdade e até fazerem atividades físicas como pedalar bicicleta.
Saiba Mais:
– Atletas transformam rotina para treinar em casa durante quarentena
– Sala de Imprensa #20: Derrota no campo e vitória na arquibancada
– Após derrota para o Minas, Brasília Basquete enfrenta o Bauru fora de casa
O representante candango na olimpíada, Estevão Lopes,diz que é um orgulho representar a Capital Federal e o Brasil no evento, e já almeja resultados práticos às pessoas com deficiência: “o principal objetivo é melhorar em um futuro próximo à qualidade de pessoas PCDs”, disse em fala divulgada à imprensa.
A olimpíada possui oito modalidades, quais sejam:
- Corrida de prótese robótica de braço,
- Corrida com prótese de perna robótica,
- Corrida com cadeira de rodas robótica,
- Corrida com Robô Assistente,
- Corrida com Assistente de Visão,
- Corrida com Interface Cérebro-Máquina,
- Corrida de Exoesqueleto,
- Corrida de Bicicleta com Eletroestimulação Funcional
Estevão compete pela última categoria e representa o Brasil e o projeto EMA há dez anos, tendo participado das edições de 2016 e 2020 das olimpíadas. Desde 2012 ele convive com uma lesão medular, após ser atingido por um projétil de arma de foco que causou perda do movimento e sensibilidade nas pernas.