Por Olavo David
Brasília sedia, na próxima semana, o VII Fórum Nacional dos Secretários de Esportes. Além de representar a primeira reunião do grupo pós-Tóquio, onde foram disputadas as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020 – ainda que em 2021 -, o encontro marcará o pleito para eleição do próximo presidente da associação. Os representantes das secretarias estaduais estarão na capital entre terça e quarta-feira (14 e 15 de setembro, respectivamente).
O encontro é uma oportunidade para compartilhamento de experiências das 27 Unidades Federativas e para articulação de ações em conjunto na área. O Distrito do Esporte teve acesso em primeira mão ao cronograma do encontro. No dia 14, às 10h, acontece o lançamento do Programa Jovem Candango. A iniciativa é da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) com vistas a promover a formação técnico-profissional dos 1.800 jovens inscritos no projeto.
Ao meio-dia, a SEL oferece um almoço de recepção aos gestores no Millennium. Logo depois, às 14h, a sétima edição do Fórum será oficialmente aberta, com espaço para aprovação do novo Estatuto Social do grupo. Aí, então, vêm as inscrições de candidaturas para os candidatos às vagas para o biênio 2021/23, com votação e posse previstas para o mesmo dia. Atualmente, a Presidência do grupo é exercida por Aildo Rodrigues (Republicanos), secretário da área no estado de São Paulo.
O DDE questionou Giselle Ferreira, titular da pasta no DF, acerca do voto na eleição. De acordo com a gestora, o DF não entrará na disputa e atuará apenas nos bastidores. Também não houve confirmação do voto. O encerramento das atividades na terça será às 18h. No dia seguinte, já sob nova direção, os secretários tomarão café com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), no Congresso Nacional, às 9h. Ainda não há confirmação do encontro. Procurada, a assessoria do parlamentar não respondeu aos questionamentos da reportagem.
À tarde, às 14h30, os secretários se reunirão com os deputados Felipe Carreras (PSB-PE), presidente da Comissão do Esporte na Casa, e Celina Leão (PP-DF), antecessora de Giselle na SEL-DF. Na pauta está o financiamento da União para o esporte nos estados.