Por Lucas Espíndola
Na última quarta-feira, 21 de julho, o Distrito Federal recebeu a sua segunda partida da Copa Libertadores em 2021. O duelo entre Flamengo e Defensa y Justicia foi marcado pela presença de público no estádio, onde pouco mais de cinco mil pessoas compareceram ao Mané Garrincha. Com a possibilidade de ter a presença do torcedor, o Atlético-MG estuda trazer o confronto das quartas de final para Brasília. O duelo será contra o River Plate, clube argentino que eliminou o Argentinos Juniors.
Antes mesmo de ser realizada às oitavas de final da Libertadores, a Conmebol autorizou o retorno de público aos estádios durante o mata-mata, cabendo ao estado permitir ou não a volta dos adeptos aos estádios. O governo de Belo Horizonte vetou o retorno no confronto entre Galo e Boca Juniors. O desejo da diretoria alvinegra é realizar o jogo das quartas de final no Mineirão, porém, se não houver público novamente, a probabilidade é levar a partida para o estádio Mané Garrincha.
Em entrevista, o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, falou sobre o assunto. “O ideal para o Atlético é jogar aqui no Mineirão com público, é o mundo ideal para nós, que o torcedor de Belo Horizonte e redondezas possa acompanhar a nossa equipe. Sabemos que para o Campeonato Brasileiro isso é muito pouco provável, porque só acontecerá quando todas as cidades estiverem disponíveis. Mas na Libertadores é algo a se estudar sim, gostaríamos muito que isso acontecesse em Belo Horinzonte”.
“Mas fica a cargo do presidente e demais componentes da diretoria. Temos algum tempo. É muito relevante e importante avaliarmos isso. Se pudermos, já que foi permitido por parte da Conmebol, acho que é muito bacana para o espetáculo, para todos, possam retornar dentro da segurança sanitária. É óbvio que aos poucos a gente possa ter a volta aos estádios, respeitando rigorosamente os protocolos de segurança para todos”, completou Rodrigo Caetano.
Libertadores 2021 em Brasília
O estádio Mané Garrincha já recebeu em 2021 dois jogos pela Copa Libertadores da América. O primeiro confronto foi no dia 13 de abril, pela terceira fase. O duelo foi entre Santos e San Lorenzo, terminando empatado em 2 a 2. Com o resultado positivo, o Santos avançou à fase de grupos da competição. Naquela ocasião, ainda não era permitida a entrada de torcedores, mas a torcida alvinegra estendeu faixas e fez um pequeno mosaico no estádio da capital federal.
O outro duelo aconteceu na última quarta-feira (21/07). Flamengo e Defensa y Justicia se enfrentaram no duelo que marcou a volta de público aos estádios. Para pouco mais de cinco mil pessoas. o rubro-negro goleou os argentinos por 4 a 1, avançando para a próxima fase do torneio internacional. A diretoria do clube carioca também poderá trazer novos jogos da Libertadores para Brasília, caso a prefeitura do Rio de Janeiro não libere o retorno de torcedores aos estádios.