Por Lucas Espíndola
Em jogo válido pela semifinal do campeonato brasileiro de futebol americano feminino, o Brasília Pilots acabou derrotado pelo Curitiba Silverhawks no estádio Chapadinha, em Brazlândia, e está eliminado do Brasileiro de Futebol Americano. A agremiação candanga alternou bons e maus momentos no jogo e esbarraram nas paranaenses que, comandadas pela quarterback Ester Alencar, venceu por 38 a 14.
Agora, o Silverhawks enfrenta o time do Bangu Castores, que venceu o clássico carioca diante do América Big Raiders, no estádio de Moça Bonita, na outra semifinal por 28 a 0. O time da capital, inclusive, quase perdeu por W.O., pois houve um atraso no deslocamento da ambulância para o estádio Chapadinha, e o veículo chegou com 43 minutos de atraso. Mas o time curitibano não precisou disso e, no campo, avançou para a final.
Brasília começa bem, mas vacila no final
O jogo começou com o time visitante dando o pontapé inicial, e já no primeiro lance, tentaram o onside kick, afim de recuperarem a bola rapidamente, mas falhou. O Pilots começou bem, anotando rapidamente um touchdown, mas foi jogada uma flag no campo, acusando uma infração na jogada. Logo após a falta, foi a vez do Silverhawks irem para o ataque. Por meio das corridas dos running backs, a equipe visitante foi conseguindo conquistar território.
O Brasília Pilots apertou a defesa, e cedeu apenas um Field Goal para o time do Paraná. A kicker Jô Bertoja conseguiu converter o chute de 22 jardas, anotando 3 a 0 no placar. Já na segunda campanha, o time da casa gastou muito o relógio, de forma inteligente, e no final do primeiro quarto conseguiu a virada. Após um lançamento da quarterback Tamara, Betina marcou o primeiro touchdown da partida. O Brasília tentou a conversão de dois pontos, mas não conseguiu, 6 a 3.
No segundo quarto o Brasília Pilots manteve a postura ofensiva, com uma forte marcação sobre as jogadoras do time adversário. Da linha de 23 jardas, Tamara lançou para Lara, que se livrou da marcação, andou mais uma jarda e conseguiu anotar mais um touchdown na partida. O time novamente tentou a conversão de dois pontos, mas dessa vez conseguiu, 14 a 3. Mesmo atrás do placar, o Curitiba não desanimou, e foi com tudo para cima do Pilots.
A defesa do Brasília era sólida, e dava trabalho para a equipe curitibana. Mas a pressão do Silverhawks foi tanta, que conseguiu passar pela linha defensiva do time da casa e anotar um touchdown. Em uma quarta descida para uma jarda, a quarterback Ester Alencar decidiu resolver sozinha, e correu 17 jardas para marcar o touchdown. A running back Maria Gabriela diminuiu a diferença no placar, anotando dois pontos; 14 a 11.
O Brasília Pilots voltou irreconhecível do intervalo, errando muitos passes e fazendo algumas faltas. Sem a mesma pegada do primeiro tempo de partida, a equipe anfitriã sofreu na mão do Curitiba Silverhawks e de sua quarterback. A líder do time curitibano anotou mais três touchdowns ao longo da partida. Um deles foi no terceiro quarto, decretando a virada do time visitante; 18 a 14. Ester ainda correu mais duas vezes no último quarto, deixando o Brasília Pilots sem esperança e deu números finais a partida.