25.4 C
Brasília
quarta-feira, 7 de maio de 2025

Brasília se candidata para receber final da Sul-Americana 2020

Candidatas terão de provar ter "padrão Conmebol" para receber o evento. Confira as exigências e os trunfos da capital federal na corrida pela decisão da Sul-Americana

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

Literalmente, sonhos modestos não estão entre as características de Brasília. Concebida em formato de avião por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a capital nasceu para voar alto e, no futebol, vem tentando constantemente se destacar no cenário nacional e internacional. Se dentro de campo a situação anda difícil, o Estádio Nacional Mané Garrincha virou trunfo para fazer a cidade ser vista. Depois de se candidatar para receber a Supercopa do Brasil, o novo objetivo já foi traçado: sediar a final da Copa Sul-Americana de 2020.

Inicialmente, informações indicavam que o principal palco esportivo da capital federal iria se candidatar para receber a decisão da Libertadores. Porém, de acordo com o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, a ampla concorrência fez a cidade optar por focar na candidatura da Sul-Americana. “Entendemos que a Libertadores é mais disputada. Já com a Sul-Americana temos mais chances de conseguir”, explicou o dirigente.

- Continua após a publicidade -

A tendência é que Brasília tenha a concorrência de alguma cidade que está na concorrência pela Libertadores. Estão no páreo pela decisão da principal competição de clubes do futebol Sul-Amercano os estádios do Maracanã, Morumbi, Beira-Rio, Mineirão e as Arenas do Corinthians e do Grêmio. O Nacional de Lima, no Peru, o Mario Kempes, em Córdoba (ARG), e Único, em La Plata (ARG), também se colocaram à disposição da Conmebol para receber o momento decisivo da competição.

“As decisões obedecem ao objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano, mediante mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerarem mais receitas para serem reinvestidas, as finais únicas serão uma grande oportunidade de dar um grande salto de infraestrutura, organização de eventos, controle de segurança, comodidade nos estádios, na promoção regional e mundial de nossos torneios”, explicou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Cidades precisam provam que têm o “padrão Conmebol”

Cada uma das candidatas a cidade-sede da final única de uma das competições da Conmebol terão que provar seu potencial. Para isso, precisarão garantir até a próxima quinta-feira (5/9) que podem cumprir o extenso caderno de encargos. O documento possui 48 páginas e diversas exigências que vão muito além da estrutura esportiva e envolvem aspectos como organização das cidades, logística, segurança, infraestrutura, políticos, sociais, de mobilidade urbana e hospedagem. A decisão deve sair ainda em setembro.

O processo de inspeção para escolher a anfitriã da final de 2019 da Libertadores, por exemplo, acabou durando dois dias e meio em cada uma das cidades que se candidataram. Na oportunidade, representantes da Conmebol visitaram estádios, hotéis, aeroportos e locais públicos com capacidade para receber torcedores, as chamadas fan zones. No final do processo, Santiago, no Chile, acabou levando a melhor sobre Lima, no Peru, e Montevidéu, no Uruguai, para receber a decisão que ocorrerá em 23 de novembro.

Os trunfos de Brasília para receber a Sul-Americana 2020

Estádio Nacional Mané Garrincha: Indicado como palco de Brasília para receber a final da Sul-Americana de 2020, a arena foi totalmente reformada para receber a Copa do Mundo de 2014 e se coloca em um patamar bastante alto em termos de estrutura para bater de frente com os concorrentes. Com capacidade para receber 72.788 torcedores, perde apenas para o Maracanã, no Rio de Janeiro, no quesito.

Rede hoteleira: De acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, a capital federal tem a sexta maior rede hoteleira do país, contado com 279 opções de estadia. Neste quesito, porém, acaba ficando atrás de outras concorrentes no cenário nacional, como São Paulo (1.125), Rio de Janeiro (546) e Belo Horizonte (334).

Aeroporto Juscelino Kubitschek: Terceiro maior terminal aéreo do Brasil, o Aeroporto Internacional de Brasília recebeu quase 18 milhões de passageiros em 2018. Segundo expectativa do Governo do Distrito Federal (GDF), Brasília terá conexão direta com quatro cidades do continente sul-americano: Buenos Aires (já em operação), Santiago (15 de outubro), Lima (14 de novembro) e Assunção (em dezembro).

Áreas públicas: Fans zones não iriam faltar para o torcedor assistir a final da Sul-Americana de 2020 fora do Estádio Nacional Mané Garrincha. Na Copa do Mundo de 2014, o Taguaparque, em Taguatinga, recebeu o Fifa Fan Fest. Espaços como a Esplanada dos Ministérios, a Torre de TV, a orla do Lago Paranoá e os estacionamentos do Parque da Cidade também teriam condições de receber eventos semelhantes.

Apoie o Distrito do Esporte

A missão do Distrito do Esporte é levar aos brasilienses informações de qualidade e confiáveis sobre o esporte candango. Todos os conteúdos disponíveis no site são produzidos de forma independente por nossa equipe de reportagem. Clicando no anúncio abaixo, você contribui para a qualificação do trabalho e ajuda, diretamente, no crescimento do portal de notícias.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE