Casa cheia, vitória e classificação para o Brasília Basquete na noite deste sábado (25/1). Dentro da Arena BRB Nilson Nelson, os brasilienses venceram o União Corinthians, do Rio Grande do Sul, por 85 a 75. No confronto válido pelas quartas de final da Copa Super 8, os donos da casa dominaram e pouco deram chance aos gaúchos ao longo da partida. A equipe do DF esteve à frente do placar durante todo o jogo. Gemadinha e Lucas Lacerda foram os cestinhas com 18 pontos cravados.
Agora, nas semifinais, o adversário do Brasília Basquete será o Minas Tênis Clube. Atuais líderes do NBB, os mineiros eliminaram o São Paulo na tarde deste sábado (25/1) após vencerem de virada por 82 a 66. A partida que irá decidir o finalista da Copa Super 8 acontece nesta terça-feira (28/1), às 19h, na Arena UniBH, em Minas Gerais. O campeão garante vaga na Champions League das Américas.
Clique e leia mais:
- Do DF para o mundo: Gui Santos se destaca e bate recorde de pontos na NBA
- Com emoção, Brasília Basquete volta a vencer no NBB diante do Corinthians
- Brasília Basquete realiza reforma em quadra de instituição beneficente
O jogo
Mesmo em um jogo equilibrado, os brasilienses largaram na frente e se aproveitavam de uma desajustada defesa do União Corinthians. O Brasília conseguia infiltrar com facilidade e construía a vantagem a partir de arremessos de dentro do garrafão. Com uma estratégia ofensiva, a equipe do DF dava brechas para os contra-ataques dos gaúchos, que se aproveitavam da defesa em recomposição para se aproximar do placar. Por fim, o período inicial terminou em 24 a 18 para os donos da casa.
Na segunda etapa, o Brasília seguiu na ofensiva. A curta vantagem aberta nos dez minutos iniciais serviu para um maior conforto no segundo período, quando chegaram a abrir 15 pontos de distância dos visitantes. Para correr atrás do prejuízo, União Corinthians melhorou o desempenho no arremesso e o período, de forma isolada, terminou empatado em 21 a 21.
Após a volta do intervalo, houve melhora por parte do União Corinthians. Agora, as chegadas no campo de ataque não eram apenas em contra-golpes, e sim construídos. Mesmo assim, a noite era dos brasilienses – especialmente do norte-americano Cook. O estadunidense anotou 8 dos 20 pontos do Brasília dentro do terceiro período. Gemadinha foi outro dos destaques. Mais recuado, o armador assinalou 5 pontos e era o pilar do time comandado por Dedé Barbosa.
No quarto e último dos períodos, o jogo ganhou em intensidade. As equipes intercalavam cestas e faziam uma boa partida na Arena BRB Nilson Nelson. Com mais sorte do que juízo, o União Corinthians se lançou ao ataque para o “tudo ou nada” e funcionou até certo momento. A vantagem, outrora de 15 pontos para os brasilienses, chegou a encurtar para sete nos últimos lances do jogo. A segundos do apito final, Lucas Lacerda acertou um baita arremesso de três para cravar a classificação brasiliense às semifinais da Copa Super 8.