Por Bruno H. de Moura
O time mais tradicional do basquete candango, o Brasília Basquete, terá casa nova para a aguardada temporada 2020/2021. O Ginásio da Associação dos Empregados da CEB (ASCEB) não mais receberá treinos e jogos do maior campeão do basquete nacional. Agora, o ginásio do Clube Vizinhança da Asa Sul sediará os treinos do time do DF.
A informação foi publicada primeiramente pelo jornalista Rener Lopes na Esportes Brasília e confirmada pela reportagem do Distrito do Esporte com fontes do Brasília Basquete.
O Brasília Basquete não apenas usará as dependências do Vizinhança. As partes fecharam um acordo de colaboração mútua. Enquanto o Vizinhança disponibilizará toda a sua estrutura ao time profissional, integrantes do Brasília treinarão equipes juvenis do Clube Vizinhança. bem como haverá intercâmbio entre as categorias.
A saída da ASCEB se deu, ainda, pelo alto valor do aluguel mensal pago pelo time à associação dos servidores da CEB. Segundo apurou a reportagem do DDE, o custo do local não mais compensava, especialmente pela nova sistemática da competição, sem público em função da pandemia do coronavírus.
A relação entre o Clube Vizinhança e o basquete é antiga. Oscar Schmidt, maior nome da história da modalidade no país, é cria do Clube Vizinhança, tal qual Gabrielzinho, joia do Brasília Basquete que será um dos destaque da equipe em 2020. Ricardo Oliveira, treinador do Brasília passou por muitos anos no Vizinhança, Arthur se formou nas dependências da equipe, dentre outros jogadores.
Agora, o Clube da 108 sul estende as mãos para o Brasília Basquete que desde o retorno da parceria com a franquia Universo vem passando delicada situação financeira – time e patrocinador, inclusive, desfizeram parceria no meio do ano.
Sede dos jogos ainda indefinida
A ASCEB não era apenas a casa do Brasília Basquete para treinos, como também recebia todos os jogos do time profissional. A informação apurada pela reportagem é de que até o momento não há definição oficial do local que sediará os jogos do time. A opção mais viável é o ginásio da IESPLAN, já aprovado pela organização do NBB no novo plano de segurança da modalidade.
Porém, outras opções ainda estão no radar. Em Brasília, o ginásio do Clube Vizinhança já recebeu jogos da Liga Nacional Feminina de Basquete, do Campeonato Brasileiro de Basquete e mesmo de edições do NBB. Além disso, o Ginásio Nilson Nelson, de comando da Arena BSB, é sempre figurinha carimbada nos jogos da modalidade no DF.
O Basquete Brasília estreia no NBB 13 em 14 de novembro, contra o Paulistano, às 17h30, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em São Paulo.
O Clube de Vizinha, como sempre, contribuindo com o basquete da cidade.