A terça-feira (8/8) reuniu grandes emoções para as tenistas brasileiras no ENGIE Open – ITF W80 Brasília. Laura Pigossi, Luiza Fullana, Ana Candiotto e Carolina Bohrer estrearam com vitória e avançaram às oitavas de final do torneio, que está sendo disputado na Arena BRB, no centro da capital federal. A programação prossegue nesta quarta-feira (9/8), a partir das 10h, com entrada gratuita para o público.
Campeã do ENGIE Open em Feira de Santana (BA), na semana passada, Laura chegou à sexta vitória seguida ao superar a jovem Olívia Carneiro, por 6/0 e 6/1. “Foi um jogo complicado, mais pelas mudanças, aqui tem muito mais altura do que na Bahia e a bola escapa um pouco mais. Eu vim cansada da última semana, com poucos dias de descanso e adaptação, então hoje foi um dia importante, principalmente para o meu mental, tive que aceitar que não seria um jogo perfeito, fazer o meu trabalho e deu tudo certo”, concluiu.
Na próxima rodada, na quinta-feira (10/8), Laura Pigossi enfrenta a britânica Eden Silva, que passou pela gaúcha Gabriela Cé, por 6/0 e 6/4. Já Fullana, Candiotto e Bohrer têm motivos extras para comemorar. As três jovens tenistas foram contempladas com wild cards (convites) pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e não desperdiçaram a oportunidade de somar pontos importantes no ranking mundial.
– Clique e saiba mais
– De olho no acesso, Luziânia apresenta elenco da Segundinha
– David Peninha comenta reencontro com o Ceilândia na Série D
– Palco escolhido: Mané Garrincha receberá final do Candanguinho Sub-20
Fullana, que é de Brasília, mas mora há sete anos nos Estados Unidos, abriu a rodada da quadra central, e em 2h06 impôs seu jogo diante da norte-americana Gabriella Price, anotando sua primeira vitória em um torneio desse nível por 6/3, 2/6 e 6/4. “Foi muito emocionante, estou muito feliz com a oportunidade, principalmente por estar jogando em casa e ter a minha família me assistindo”, disse ela chorando, que nas oitavas de final desafia a francesa Kristina Mladenovic, ex-top 10.
Depois foi a vez de Candiotto se garantir na próxima fase do ENGIE Open. A paulista de 19 anos derrotou a boliviana Noelia Zeballos, por 6/3 e 6/2. “Esse é o meu segundo torneio seguido aqui no Brasil, então eu já estava adaptada à quadra rápida e treinando bem. Hoje consegui jogar muito consciente e focada do início ao fim”, contou ela, que enfrenta agora a grega Despina Papamichail.
Já Bohrer, de apenas 15 anos, precisou de 2h51 para vencer, de virada, a alemã Jasmin Jebawy, por 6/7, 7/5 e 3/1 (desistência). “Foi um jogo super difícil, tive minhas chances no primeiro set, mas não consegui aproveitar. No segundo set, ela teve três match-points e com calma consegui fazer o meu jogo. Eu estava muito bem no terceiro set, estava lá para ganhar até que ela desistiu. Estou muito feliz, é a minha primeira grande vitória e só tenho a agradecer à CBT pelo convite”, disse.
Na próxima rodada, Carolina Boher Martins medirá forças com a bielorrussa Jana Kolodynska, vice-campeã em Feira de Santana, Bahia, e que eliminou em Brasília a húngara Panna Udvardy, principal favorita ao título. Confira abaixo todos os resultados de terça-feira (8/8) do ENGIE Open – TF W80 Brasília, realizado na Arena BRB.
Resultados desta terça-feira (8/8)
Luiza Fullana (BRA) x Gabriella Price (USA) – 6/3 2/6 6/4
Laura Pigossi (BRA) [4] x Olivia Carneiro (BRA) – 6/0 6/1
Ana Candiotto (BRA) x Noelia Zeballos Melgar (BOL) – 6/3 6/2
Eden Silva (GBR) x Gabriela Cé (BRA) – 6/0 6/4
Jana Kolodynska (BLR) x Panna Udvardy (HUN) – 6/1 6/1
Kristina Mladenovic (FRA) [6] x Haley Giavara (USA) – 7/5 6/2
Despina Papamichail (GRE) [7] x Miriana Tona (ITA) – 6/3 5/7 7/5
Carolina Bohrer Martins (BRA) x Jasmin Jebawy (GER) – 6/7 7/5 3/1-ret
Lulu Sun (SUI) x Ana Grubor (CAN) – 6/2 6/0
Raveena Kingsley (USA) x Luana Plaza Araújo (BRA) – 6/1 6/4
Valeriya Strakhova (UKR) x Rebeca Pereira (BRA) – 6/1 6/1
Varvara Lepchenko (USA) x Asia Muhammad (USA) – 6/0 6/3
Carbono Zero – O ENGIE Open de Tênis – ITF W80 de Brasília é um evento carbono neutro. A compensação das emissões dos gases de efeito estufa geradas pelas atividades de montagem e operação da competição será feita a partir do uso de créditos de carbono de projetos certificados pela Organização das Nações Unidas – ONU.
A compensação é um oferecimento da ENGIE Brasil Energia, empresa líder em geração de energia renovável no país, que dá nome ao torneio e é patrocinadora oficial da CBT. Desde o início da parceria, no começo de 2023, a companhia tem promovido a sustentabilidade nos eventos do esporte que acontecem em diferentes regiões do país.
O ENGIE Open – ITF W80 de Brasília tem o patrocínio de ENGIE Brasil Energia e do Banco BRB, patrocinador Máster do Tênis Brasileiro, e apoio do Comitê Olímpico do Brasil. Realização: Instituto Brasil Sapiens, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal. Chancela: Federação Internacional de Tênis (ITF) e Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Apoio: Arena BRB.