Por Michael Nunes e Rayssa Loreen
Com o público abaixo do esperado, o Flamengo venceu o Coritiba pela primeira vez em Brasília. O rubro-negro conseguiu se impor, pressionar e marcar dois gols ainda no primeiro tempo. O Coritiba não sentiu tanto o primeiro gol, mas depois do segundo demorou para se organizar em campo. Quem marcou para o time carioca foi o camisa 10, Diego Ribas, e Gustavo Henrique. Na próxima quarta-feira (20/7), o Flamengo tem mais um compromisso no Estádio Nacional Mané Garrincha, contra o Juventude, às 20h30. Os ingressos para a partida já começaram a ser vendidos
No primeiro tempo os dois times estavam agitados, mas o Flamengo estava melhor em campo. A equipe conseguiu mais espaços em campo e mesmo sem criar jogadas perigosas balançou as redes de forma rápida, na bola parada. O primeiro gol saiu aos 8 minutos, com Gustavo Henrique. No segundo tempo, os dois times voltaram em um ritmo mais tranquilo, mas ainda com muitas movimentações. Mesmo assim, nenhum marcou. O Flamengo, assim como na primeira etapa, estava melhor e mais organizado. O Coritiba tentou, mas não conseguiu assustar o time mandante.
Primeiro tempo
O Flamengo entrou em campo com a equipe mista e trabalhou bem a bola nos minutos iniciais. Menos de cinco minutos depois do apito inicial, Marinho ficou com a gorducha no pé, chutou forte e ela foi longe da meta. A posse de bola do time carioca era maior, porém o Coxa assustou a zaga rubro-negra aos 8 minutos em jogada pela esquerda.
Aos 13 minutos, o Flamengo abriu o placar em uma cobrança de escanteio. Pela esquerda, Lázaro bateu bem e Gustavo Henrique subiu no 3° andar e testou firme no canto esquerdo do goleiro Muralha. Não demorou para o time rubro-negro balançar as redes mais uma vez. Em outra cobrança de escanteio, Marinho fez um bom cruzamento, Pedro desviou e Diego Ribas cabeceou forte direto no gol.
O Coritiba sentiu o segundo gol e pareceu desorganizado, deixando o Flamengo trabalhar com facilidade dentro de campo. O time rubro-negro rodava bem a bola, Marinho estava livre, leve e solto em campo e em jogada pela direita,mostrou habilidade e quase fez um bonito gol, mas a jogada não foi bem concluída. Lázaro também teve a chance: aos 33 minutos, o jogador recebeu a bola de João Gomes, tentou fazer o lançamento para Pedro, mas Muralha ficou com a bola.
O primeiro tempo foi chegando ao fim e a partida ficou morna, mas a torcida do Flamengo estava animada, cantando alto com direito as lanternas dos celulares ligadas. Aos 40 minutos o Coxa teve uma chance de perigo, mas o goleiro Santos defendeu sem perigo.
Fim do primeiro tempo: Flamengo 2 x 0 Coritiba
Segundo tempo
A segunda etapa começou menos agitada, porém, ainda com as duas equipes se movimentando bastante. Com menos de um minuto, Ayrton Lucas invandiu a pequena área. Pouco tempo depois, Marinho cruzou e a bola parou no Pedro, mas Muralha consegiu defender. Com oito minutos, Lázaro teve a chance de ampliar o placar, mas foi travado. Na sequência, Pedro quase marcou mais um, mas Muralha foi rápido e defendeu.
Com 12 minutos, Marinho ficou livre e bateu rasteiro, mas a bola saiu pelo lado direito do gol. Aos 22, Vitinho entrou fraco e a bola ficou nas mãos de Muralha. Um minuto depois, ele ficou de frente pro gol e perdeu uma chance inacreditável. Com 27 minutos, Thonny Anderson chegou na ponta direita, mas ficou sem ângulo e a bola saiu. Dez minutos depois, Arrascaeta foi para a cobrança de falta, chutou forte e isolou a bola.
Com a partida se encaminhando para o fim, o Coritiba tentou diminuir a diferença no placar mais uma vez. Aos 43, Alef Manga recebeu na intermediária, pela direita e chegou na entrada da grande área, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Com o resultado de 2 a 0 para o Flamengo, o time conseguiu subir na tabela e agora está na 7º colocação. Já o Coritiba está na portinha da zona do rebaixamento, com 16 pontos.
Próxima rodada
O Flamengo vem ao Mané Garrincha mais uma vez, mas precisamente, para a 18º rodada do Campeonato Brasileiro. Na próxima quarta-feira (20/7), o time entra em campo contra o Juventude, às 20h30. Já o Coritiba enfrenta o Corinthians, às 21h30, na NeoQuímica Arena.
Flamengo
Santos; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Pablo, Ayrton Lucas; João Gomes (Everton Ribeiro), Diego, Victor Hugo (Thiago Maia); Lazaro (Arrascaeta); Pedro (Vitinho) e Marinho (Matheus França).
Técnico: Dorival Junior
Coritiba
Muralha; Alexandre (Natanael), Guillermo, Castan, Egídio; Galarza, Farias (Bernardo); Igor Paixão, Martinez (Alef Manga), Val (Thonny Anderson); Gamalho.
Técnico: Gustavo Morínigo