Sorriso amarelo de alegria estampada na cara do torcedor no Distrito Federal! Na noite desta terça-feira (15/10), o Brasil recebeu o Peru pela 10ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Voltando a jogar em Brasília após cinco anos, a Seleção Brasileira não deu sorte ao azar e venceu por 4 a 0. Com a vitória, o Brasil chega aos 16 pontos conquistados e estaciona na quarta colocação, atrás apenas de Argentina, Colômbia e Uruguai. Já o Peru está na penúltima posição.
A partida começou boa para o Brasil, que tinha a posse de bola, mas não conseguia furar a defesa adversária. Depois de um bom tempo, a Seleção Brasileira criou boas oportunidades e balançou a rede. Raphinha converteu penalidade máxima assinalada por Esteban Ostojich. A vantagem foi levada para o intervalo. A Seleção Brasileira deslanchou na segunda etapa e voltou a balançar as redes três vezes. Com o triunfo, o Brasil segue sem perder para o Peru na história das Eliminatórias.
Raphinha tira o zero do placar e deixa o Brasil em vantagem
O confronto no Estádio Nacional Mané Garrincha começou bastante movimentado, com o Brasil tendo mais posse de bola e buscando furar a defesa peruana. Só que não era uma tarefa fácil, já que Jorge Fossati armou uma linha de cinco defensores na entrada da área, dificultando algumas infiltrações do ataque brasileiro. Nos 10 primeiros minutos, a Seleção Brasileira acabou não conseguindo finalizar nenhuma vez, mas dava o recado de que queria a vitória.
Aos 12′, o Brasil tomou um susto. Flores recebeu nas costas da defesa, invadiu a área e bateu na saída do goleiro Ederson. Porém, o árbitro assistente marcou impedimento, que foi confirmado pelo VAR. O tempo foi passando e a Seleção Brasileira não conseguia finalizar. O goleiro Gallese teve pouco trabalho em boa parte do primeiro tempo, porém, a cada bola que saia pela linha de fundo, o arqueiro demorava para repor, causando impaciência na torcida presente.
O primeiro chute ao gol aconteceu aos 24 minutos. Depois de dividida de Gerson dentro da área, a bola sobrou para Raphinha. O camisa número 11 chutou muito forte com a perna direita, e a bola pelota explodiu no travessão da meta peruana. Aos 31′, depois de um lance de ataque do Brasil, a redonda explodiu na mão de Zambrano. Depois de muito tempo, o árbitro Esteban Ostojich foi olhar no VAR. Após alguns instantes, ele confirmou o pênalti.
Na cobrança, Raphinha deslocou Gallese e mandou no fundo da rede, sem chances para o goleiro, 1 a 0. Minutos depois quase o segundo. Rodrygo foi acionado pelo lado esquerdo do campo e finalizou para o gol, obrigando o arqueiro peruano a fazer boa defesa. Na sequência, outra jogada perigosa da Seleção Brasileira, mas outra vez o goleiro Gallese defendeu. Aos 48′, o árbitro encerrou o primeiro tempo.
Clique e saiba mais
- Após derrota para o Minas, Brasília Basquete enfrenta o Bauru fora de casa
- Peru desembarca no DF menos de 24 horas para jogo contra o Brasil
- Brasil x Peru: Dorival faz três mudanças para jogo em Brasília
Brasil amplia a vantagem e vence a segunda seguida nas Eliminatórias
O Brasil voltou com tudo dos vestiários e teve uma chance com menos de um minuto. Rodrygo finalizou pela direita e Gallese teve que voar no canto para impedir o segundo gol brasileiro. Na sequência, Savinho cruzou na área e o arqueiro peruano encaixou a bola. Aos cinco minutos, atacante foi derrubado dentro da área, Sebastian Ostojich não titubeou e marcou penalidade máxima para a Seleção Brasileira.
Raphinha foi novamente para a cobrança e converteu. Desta vez Gallese caiu no canto certo, mas a bola entrou no cantinho esquerdo, 2 a 0. A Seleção queria mais e quase fez o terceiro aos 10 minutos. Gerson recebeu na entrada da área e finalizou para o gol, mas o arqueiro peruano fez a defesa. Depois foi a vez de Igor Jesus tentar marcar, mas a finalização explodiu na marcação e passou por cima da meta alvirrubra.
Com os atletas mostrando bastante vontade, o Brasil chegou rapidamente ao terceiro e ao quarto gol. Aos 25′, Luiz Henrique cruzou pelo lado direito e Andreas Pereira, de voleio, mandou no fundo da rede. Depois foi a vez do camisa número 21 marcar, após limpar os marcadores e bater de perna esquerda na entrada da área: 4 a 0. Com a boa vantagem no placar, o técnico Dorival Junior foi dando oportunidade para outros atletas e testando o elenco.
O Brasil continuou com a posse de bola e dominando a partida. O Peru tentou pressionar o goleiro Ederson algumas vezes, mas a Seleção Brasileira teve a tranquilidade de sair tocando a pelota. No último lance da partida, Andreas Pereira bateu falta perigosa, que passou por cima da meta de Gallese. Em seguida, o árbitro uruguaio encerrou a partida. Os torcedores foram à loucura com a vitória.
O que vem por aí nas Eliminatórias?
A próxima rodada, a 11ª das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, será realizada em novembro, sendo a última Data Fifa do ano. O Brasil viaja até a Venezuela para enfrentar os donos da casa. O confronto está marcado para o dia 14, uma quinta-feira, no Estádio Monumental de Maturín, às 17h. Já o Peru recebe o Chile em um duelo de uma enorme rivalidade. A partida acontece na sexta-feira (15/11), no Monumental de Lima, às 20h30.
Brasil 4
Escalação: Ederson; Vanderson 🟨, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães (André), Gerson e Raphinha ⚽⚽(Endrick); Savinho (Luiz Henrique ⚽), Rodrygo (Andreas Pereira ⚽) e Igor Jesus 🟨(Matheus Pereira)
Técnico: Dorival Junior
Peru 0
Escalação: Gallese 🟨; Advíncula (Andy Polo), Miguel Araujo, Zambrano 🟨, Callens e Marcos López; Jesus Castillo 🟨(Sonne), Cartagena 🟨 e Sérgio Peña; Edison Flores (Grimaldo) e Bryan Rena 🟨(Luis Ramos)
Técnico: Jorge Fossati