Em uma partida disputada e bem jogada, Santa Maria e Paranoá abriram alas para o Campeonato Candango 2023. Com clima agradável no estádio Serra do Lago, em Luziânia, a Cobra Sucuri obteve uma atuação consistente, tirou proveito de duas falhas defensivas e marcou uma vez em cada tempo. Atuando como mandante, a Águia cresceu no segundo tempo, buscou o empate, mas não evitou o revés na primeira rodada.
Santa Maria e Paranoá fizeram um belo primeiro tempo no estádio Serra do Lago. A Águia adotou a estratégia do contra-ataque e sofreu com a pressão ofensiva da Cobra Sucuri. A equipe treinada por Klésio Borges investiu principalmente pela direita, lugar da onde saiu o gol do da primeira etapa, marcado por Paulo Rangel. Na etapa final, o Santa reagiu, mas a Cobra Sucuri foi letal e saiu vitoriosa na abertura do campeonato.
Paranoá na frente
A primeira investida ofensiva foi dos visitantes. Após boa trama pela direita, Willian Magrão fez um belo giro e finalizou rasteiro. A pelota passou rente à trave, assustando Alisson. Aos 8′, Willian Junior recebeu uma bela virada de jogo, matou no peito e obrigou uma linda defesa de Alisson. O Santa Maria conseguiu responder somente aos 22′ através da bola parada. Watthimen cruzou e após finalização de cabeça, Damasceno espalmou para a linha de fundo.
Dois minutos mais tarde, Willian Magrão lançou Douglas Rato. O lateral cruzou rasteiro na área, Anderson furou e Paulo Rangel balançou o barbante pela primeira vez no Candangão 2023: 1 a 0 Paranoá. Com a vantagem no marcador, a Cobra Sucuri diminuiu a intensidade, tornando o jogo mais cadenciado. Aos 35′, o Santa Maria foi novamente incomodado. De pé em pé, Willian Jr recebeu de Paulo Rangel e chutou fraco para fora.
A Águia tentou tomar as ações ofensivas, o que deu brecha para contragolpes. No primeiro, Willian Magrão deixou Paulo Rangel na cara do gol, entretanto, Alisson tirou a bola dos pés do atacante. No lance seguinte, o próprio Magrão arriscou. A redonda tirou tinta da trave. No último lance da primeira etapa, Watthimen cobrou falta da meia-lua, com categoria, obrigando a segunda intervenção do arqueiro do Paranoá na partida.
◉ Fique por dentro
– Guia do Candangão
– Disputa pela artilharia do Candangão 2023 promete ser acirrada
– Classificação do Campeonato Candango 2023
Etapa final
No segundo tempo, Santa Maria e Paranoá voltaram ao gramado com ideias diferentes. A Águia Grená tentou ficar mais com a bola. Já a Cobra Sucuri passou a apostar nos contragolpes. No primeiro deles, após linda troca de passes, Willian Júnior chutou à esquerda de Alisson. Aos 12′, Arthur experimentou de longe e Matheus Damasceno, no susto, espalmou para longe.
Watthimen chamou a responsabilidade e guiou a pressão ofensiva do Santa. Aos 19′, veio a recompensa. Dos pés do camisa 9 da Águia Grená, saiu o cruzamento para Anderson. O zagueiro, que falhou no gol do Paranoá, testou firme para o empate. Na saída de bola, a Cobra Sucuri quis jogo novamente. Alisson e o travessão salvaram o Santinha no Serra do Lago.
Em meio à tensão da estreia, mas uma falha defensiva do Santa Maria foi determinante. Após o lançamento do meio, Lucas Vítor, proveniente do banco de reservas, recebeu livre dentro da área e bateu de primeira, estufando as redes e recolocando o Paranoá na frente. Após muitas substituições, os donos da casa tentaram pressionar e no final do jogo, Watthimen finalizou rasteiro, na chance derradeira da partida. Vitória da equipe do Lago Paranoá: 2 a 1.
O que vem por aí
As duas equipes voltam a campo no próximo final de semana. Em duelos válidos pela segunda rodada, em 4 de fevereiro, sábado, o Paranoá recebe o Brasília, no estádio Defelê, às 15h. No dia seguinte (5/2) o Santinha enfrentará o Samambaia, no estádio Rorizão, também às 15h.
Santa Maria 1
Alisson; Paulinho🟨, Anderson⚽, Lídio e Lucas Caetano🟨 (Yuri); Fábio Lucas (Felipe), Morgon (Wallace) e Américo; Watthimen🟨, Thiago Magno (Feijão) e Pablo (Arthur)
Técnico: Christian Ramos
Paranoá 2
Matheus Damasceno🟨; Douglas Rato, Dede🟨, Medeiros (Torres) e Felipe Assis (Vandinho); João, Filipe (André), Willian Magrão (Vítor Júnior) e Willian Junior; Paulo Rangel⚽ e Gabriel Pedra (Lucas Vítor⚽)
Técnico: Klésio Borges