Na tarde deste sábado, o Estádio Bezerrão, no Gama, recebeu o duelo entre Botafogo e Nova Iguaçu pela 6ª rodada da Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca. Mandante da vez, a estrela solitária tinha a vitória até os 44 minutos do segundo tempo, mas vacilou e tomou o empate. O jogo terminou em 2 a 2, gols de Lucas Halter e Eduardo pelo alvinegro, e Carlinhos (duas vezes) igualou o marcador. Com o resultado, os times perderam a chance de alcançar a liderança temporária do campeonato. O confronto contou com a presença de mais de 5 mil torcedores.
O primeiro tempo foi de muitas chances, mas apenas um gol. O Nova Iguaçu começou buscando o ataque com mais intensidade e o Botafogo precisou responder rápido às investidas do adversário. O único gol da etapa inicial saiu nos acréscimos, marcado de cabeça por Lucas Halter. Os times voltaram para o segundo tempo com vontade de aumentar o número de gols na contagem. Eduardo marcou mais um para o Botafogo e Carlinhos marcou duas vezes para os laranjas.
Botafogo marca no final e sai na frente
A etapa inicial foi bem movimentada. O Nova Iguaçu entrou em campo sem medo do adversário e começou a incomodar ainda nos minutos iniciais. Sem bobear, o Botafogo respondeu rápido, mas se atrapalhou nas finalizações. A primeira chance de perigo do alvinegro surgiu aos dez minutos, quando Eduardo achou Victor Sá livre pelo lado esquerdo de ataque. O ponta cruzou rasteiro para a entrada da área e Tchê Tchê perdeu grande oportunidade ao isolar a bola. Cinco minutos mais tarde, Fernandinho quase abriu o placar. O camisa 5 aproveitou a sobra e arriscou o arremate sem sucesso.
Aos 17’, Tiquinho Soares driblou Fabricio e ficou no chão após choque com Sérgio Raphael. O juiz entendeu que não foi pênalti e mandou seguir. Logo em seguida, o camisa 9 tentou o gol mais uma vez e a defesa laranja afastou o perigo. Com 21 minutos, Eduardo também teve boa chance de balançar as redes. Cobrou a falta e a bola explodiu na barreira laranja. Na busca incansável por um gol, o camisa 9 do alvinegro subiu após cobrança de escanteio, cabeceou e perdeu mais uma oportunidade.
O Nova Iguaçu voltou a arriscar aos 23 minutos. Xandinho correu pela direita, chutou de longe e ficou no quase. Nos minutos finais, Tiquinho ajeitou para Marlon Freitas e a defesa do laranja trabalhou para tirar. Aos 43’, Junior Santos bateu forte de fora da área e assustou Fabricio, que fez uma defesaça para impedir o tento. Aos 47′, Hugo cobrou falta e a bola encontrou Lucas Halter. Livre, o zagueiro cabeceou e mandou a bola para o fundo da rede, deixando o alvinegro com a vantagem antes do intervalo.
Empate laranja
O Nova Iguaçu voltou do intervalo querendo acabar com a desvantagem no placar. Aos 7’, o time da Baixada Fluminense teve uma chance com João Victor. O volante ficou com a sobra, chutou de primeira e a bola saiu por cima do gol. Logo depois, Jeffinho chutou da entrada da área e assustou o arqueiro Fabricio, que foi alto para espalmar.
Aos 18’, Junior Santos caiu na área e o arbitro mandou seguir, mas foi chamado pelo VAR para rever o lance e decidiu pela penalidade máxima. Eduardo bateu, deslocou o goleiro e ampliou o placar. Minutos mais tarde, o Nova Iguaçu diminuiu a diferença. Carlinhos ficou cara a cara com Gatito, chutou com a direita e marcou para os laranjas. Depois, o time O Botafogo queria mais e continuou investindo nas jogadas de perigo.
Com 36 minutos, Junior Santos apareceu mais uma vez, invadiu a área e tentou o tento. Fabricio defendeu. O Nova Iguaçu não deixou o Botafogo em paz e continuou arriscando nos minutos finais. Aos 44′, juiz apitou falta para o time. Carlinhos apareceu, bateu de esquerda e deixou tudo igual no placar. O time ainda quis mais, mas não teve tempo de balançar as redes outra vez.
O que vem aí…
Clássico da rivalidade! Na 7ª rodada da Taça Guanabara, o Botafogo vai até o Maracanã para enfrentar o Flamengo. O duelo está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (7/2), às 21h30. Já o Laranjão tem compromisso na quinta-feira (8/2), contra o Madureira. A bola rola às 15h45, no Estádio Jânio Moraes, em Nova Iguaçu.
Ficha técnica
Botafogo 2
John (Gatito); Tchê Tchê (Newton), Lucas Halter ⚽, Bastos 🟨 e Hugo; Danilo Barbosa 🟨 (Kayque), Marlon Freitas, Eduardo ⚽ (Raí), Junior Santos e Victor Sá; Tiquinho Soares (Jeffinho).
Técnico: Tiago Nunes
Nova Iguaçu 2
Fabrício; Cayo Tenório (Yan Silva), Gabriel Pinheiro 🟨 , Sérgio Raphael e Maicon; Fernandinho 🟨 (Ronald 🟨 ), Albert, Xandinho 🟨 (Lucas Campos) e Bill; Yago (João Victor) e Carlinhos ⚽🟨 (Emerson Carioca).
Técnico: Carlos Victor