25.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Botafogo e Paranoá disputam uma vaga na elite do Candangão

O Candangão de 2020 terá o Ceilandense como novo representante. E a outra vaga será decidida nesse sábado, Paranoá e Botafogo disputam o acesso

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

A última rodada da Segundinha contará com muita emoção! O Ceilandense já garantiu o acesso no último sábado (12/10) ao vencer o Legião, de virada, por 2 a 1. A equipe de Ceilândia volta a primeira divisão após ficar quatro anos longe. Além do rubro-negro, uma outra equipe disputará a elite do futebol candango em 2020. Botafogo e Paranoá duelam contra CFZ e Samambaia, respectivamente. A diferença entre os dois times são de apenas dois pontos.

O feriado de Nossa Senhora Aparecida foi de glória para o Ceilandense. Após vencer o Legião por 2 a 1, o time rubro-negro chegou aos 19 pontos e garantiu uma das duas vagas para a primeira divisão do ano seguinte. A última aparição havia sido em 2015, quando foi rebaixado. O Paranoá, com 18 pontos, ainda pode tirar o título de Ceilândia. E o Botafogo, terceiro colocado com 16, não pode alcançar a equipe por conta do número de vitórias, primeiro critério de desempate, 6 contra 4.

- Continua após a publicidade -
Foto: Divulgação/Ceilandense

Paranoá enfrentará o lanterna

Para garantir a última vaga, o Paranoá precisa apenas vencer o Samambaia, lanterna da competição. Com a vitória, a Cobra Sucuri chegaria a 21 pontos e não poderia ser alcançada pelo Botafogo. E para a conquista do título, precisa, além de vencer, torcer para um empate ou uma derrota do Ceilandense, que enfrentará o Planaltina, quinto colocado e sem chances de acesso. O clube azul e amarelo conta com o melhor saldo de gols da competição: 9.

O alto saldo de gols se deve ao consistente sistema defensivo e ao poderoso ataque do Paranoá. Com apenas três gols sofridos em oito jogos, uma média de 0,3 por partida, a Cobra Sucuri ostenta a melhor defesa do campeonato. No site da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), a equipe conta com o goleiro menos vazado, Matheus Lorenzo. O arqueiro viu a bola balançar as redes apenas duas vezes nas cinco partidas em que disputou.

Já no ataque, são 12 gols em oito jogos, média de 1,5 por partida. O artilheiro do campeonato também é do Paranoá. O atacante Klysman divide a artilharia da competição com Guibson, do SESP/Samambaense. Ambos marcaram seis gols e tem dois à frente dos vice-artilheiros, Léo Velozo, atleta do Botafogo e Gabriel, jogador do Legião. Com uma defesa que sofre poucos gols e um ataque matador, o vice-líder chega confiante para conseguir o acesso.

Foto: Rômulo Maia/DF Sports+

Botafogo precisa vencer e secar o Paranoá

O Botafogo é a outra equipe que tem chances de acesso. Porém, precisa de uma combinação de resultados para disputar a elite do Candangão em 2020. Para fazer jus à ascensão, o Glorioso do Cerrado tem que vencer o CFZ, vice-lanterna, no estádio Augustinho Lima, e torcer para uma derrota do Paranoá por qualquer resultado. Outra opção é que haja um empate no estádio Serejão e o alvinegro vença por cinco gols de diferença para garantir acesso direto.

A equipe alvinegra ainda não perdeu na competição, mas também foi a que mais empatou, quatro vezes. O time preto e branco sofreu sete gols nas oito partidas disputadas até o momento e ao lado do Legião, tem a terceira melhor defesa, perdendo apenas para Paranoá, com três gols sofridos e Cruzeiro, que viu a bola balançar a rede seis vezes. Um fator que pode prejudicar a disputa do acesso é o número de cartões amarelos, 18. Seu adversário direto, Paranoá, levou 14, e os cartões são um dos critérios de desempate.

O poderio ofensivo é um ponto forte do alvinegro candango. Foram 12 gols feitos e também ficam na terceira posição ao lado do Paranoá e Samambaense. O ataque mais eficaz é o do Planaltina, que fez 16 e abaixo, o da equipe já garantida, Ceilandense, com 14. Dos gols feitos pelo Botafogo, um terço saiu de Léo Velozo, vice-artilheiro junto com Gabriel do Legião. O experiente atacante é a esperança de gols do time para voltar à primeira divisão.

Rodada final:
Legião 0 x 0 Brasília –  17/10 – JK
Samambaense x Cruzeiro – 19/10 – 10:30 – JK
Botafogo x CFZ – 19/10 -15:30 – Augustinho Lima
Planaltina x Ceilandense – 19/10 – 15:30 – JK
Samambaia x Paranoá – 19/10 – 15:30 – Serejão

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P