19.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Botafogo-DF começa preparação para o Candangão Feminino

Atual gestora da categoria feminina do Botafogo-DF, Shara Figueiredo falou com a reportagem sobre o começo dos trabalhos para o certame. Clube anunciou oficialmente o treinador e auxiliar técnico para a competição local

- Continua após a publicidade -

Visando uma boa participação no Campeonato Candango Feminino, o Botafogo-DF já iniciou a preparação para a maior competição da categoria do Distrito Federal. O Candangão está previsto para começar no próximo dia 10 de agosto, um sábado. Ao todo, cinco equipes brigarão pelo título: Botafogo-DF, Cresspom, Minas Brasília, Planaltina AC e Real Brasília. Além da disputa pela taça, a competição local garante uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro.

Nesta quinta-feira (25/7), o Botafogo-DF anunciou a chegada do treinador Pablo Rizza. O comandante de 45 anos tem experiência no futebol feminino da capital federal. O profissional passou pelo Ceilândia, União Desportiva e Minas Brasília. No esquadrão verde e azul, o técnico esteve à frente da equipe na disputa da Série A2 de 2022, ano em que o clube quase conseguiu o acesso para a Série A1 do Campeonato Brasileiro.

Pablo Rizza ainda passou pelo time masculino Sub-20 do Luziânia. O comandante técnico terá a companhia do auxiliar técnico Gustavo Paz, que também já passou pelo Minas Brasília. Shara Figueiredo, presidente do Sobradinho Serranas e que foi convidada para o projeto do Botafogo-DF, comentou sobre a chegada dos dois profissionais. “Eu gosto muito do trabalho dos dois. O Pablo tem uma grande extensão curricular, além de ser professor formado, conhece categorias de base, então já trabalhou bastante”, comentou a dirigente.

- Continua após a publicidade -
Pablo Rizza Minas Brasília
Pablo Rizza comandando o Minas Brasília na Série A2 do Brasileirão – Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

Somente com o Candangão Feminino pela frente, a ideia do Botafogo é entrar com o foco total na vaga da Série A3 do Campeonato Brasileiro. Ao Distrito do Esporte, Shara comentou sobre a preparação e elenco do Alvinegro. “Para o Candangão a gente vai usar algumas jogadoras escolhidas a dedo. Então, a gente tem atletas do Sobradinho Serranas, que já tem experiência no candango. A gente vai usar algumas atletas do Republicanas também”, iniciou.

Clique e saiba mais

“Nós fizemos uma seleção de 40 atletas. Nesses 40, a gente vai conforme a necessidade. Na segunda-feira (29/7), ele (o treinador Pablo Rizza) vai fazer a escolha de diminuição do elenco, e aí vamos deixar as melhores. Tem algumas atletas que não são das duas equipes, mas estão vindo para compor o nosso elenco. E aí, sobre essas, eu só posso falar que são atletas conhecidas na cidade. Tem uma que já jogou no Rio. Então, na segunda-feira, depois da escolha dele, a gente divulga o nosso elenco”, concluiu a dirigente.

Shara Figueiredo esteve à frente do Aruc/Fúrias no Candangão Feminino em 2021 e no Sobradinho Esporte Clube na temporada seguinte. Em 2023, a gestora viveu um momento ruim nas Leoas da Serra, quando o presidente do clube resolveu nomear outra diretora para tomar conta da categoria feminina do clube. Com isso, Shara fundou o Sobradinho Serranas, que participa de competições amadoras no Distrito Federal.

Fúrias Shara Figueredo
Shara Figueiredo segurando uma camisa do Fúrias em 2021 – Foto: Luã Tomasson/Distrito do Esporte

Em 2024, Shara foi convidada pelo presidente do Botafogo-DF para participar do projeto do futebol feminino do clube. “Eu fui convidada pelo Augusto. Ele fechou uma parceria e me procurou, eu não conhecia, não sabia do trabalho masculino deles, mas ele me convidou para fazer parte de todo esse trabalho, também pela experiência que eu já tenho na área da saúde, na parte de gestão dentro do projeto do Sobradinho Serranas”, iniciou.

“Na experiência dentro do Candangão nesses dois anos pelo Aruc/Fúrias e Sobradinho Esporte Clube, então eu estou à frente tentando resolver toda essa parte gestacional do clube. Eu confesso que eu não iria entrar esse ano no Candangão. Esse ano ainda não me senti preparada, mas fui abordada por alguns veículos de comunicação em relação a isso. Fui abordada por algumas atletas, tanto amadoras como profissionais. E esse convite feito foi inusitado, né?! Não esperava e ele me convidou, fez questão de me ter dentro do projeto. E, com isso tudo, a gente tem que abraçar e seguir”, finalizou Shara.

O Botafogo-DF vai estrear no Candangão Feminino apenas na segunda rodada da competição local. Na rodada inaugural, a equipe estará de folga e irá apenas observar os confrontos entre Cresspom x Minas Brasília e Planaltina x Real Brasília. Esta será a 28ª edição do campeonato. O maior campeão é o Cresspom, com sete títulos, seguido pelo Real Brasília, CFZ, Minas Brasília, Apollo 4, ASCOOP, Iate Clube, Capital, Flamengo Tiradentes, Aruc e Luziânia.

1ª rodada do Candangão Feminino

Sábado (10/8)

Cresspom x Minas Brasília
Planaltina AC x Real Brasília

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P