Por Danilo Queiroz
A seleção brasileira sub-17 sofreu uma grande baixa na manhã desta segunda-feira (14/10). Durante a manhã, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desconvocou o brasiliense Reinier da equipe que se prepara para disputar a Copa do Mundo da categoria entre outubro e novembro. Para preencher o lugar o lugar deixado pelo meio-campista do Flamengo, o técnico Guilherme Dalla Déa optou por integrar ao grupo o atleta Pedro Lucas, do Grêmio.
A decisão do corte do jogador do Mundial foi tomada após Reinier não se reapresentar na Granja Comary, no Rio de Janeiro, na manhã de hoje. Na última semana, CBF e Flamengo haviam entrado em acordo para que o meio-campista natural de Brasília iniciasse os trabalhos com o grupo apenas uma semana depois. O mesmo acerto foi feito também com Talles Magno, que ficou no Vasco para jogar as duas últimas rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro. O vascaíno, inclusive, já se juntou ao elenco.
Mais cedo, o Flamengo já havia informado que o departamento de futebol do clube havia decidido pela permanência de Reinier com o elenco profissional, que está em meio a uma série de partidas importantes válidas pelo Brasileirão e pela Copa Libertadores. O rubro-negro, inclusive, disse já ter enviado o caso para o seu departamento jurídico. Vale lembrar que, por não se tratar de um evento incluso no calendário oficial da Fifa, as equipes não são obrigadas a liberar seus atletas para a Copa do Mundo Sub-17
O substituto
A escolha do técnico Guilherme Dalla Déa para completar o elenco da seleção brasileira sub-17 foi o meio-campista Pedro Lucas, de 17 anos. O jogador, que chega para substituir o camisa 10 e capitão Reinier, deve se juntar em breve aos demais companheiros na Granja Comary, onde a seleção se prepara visando a estreia na Copa do Mundo Sub-17 em 26 de outubro, contra o Canadá, em Brasília. A lista final de 21 jogadores convocados será enviada à Fifa na próxima quarta-feira (16/10).