Por Bruno H. de Moura
Melhor time em números de todas as quatro divisões do futebol nacional, a Sociedade Esportiva do Gama vem fazendo uma campanha dos sonhos. Ostentando 91,7 % de aproveitamento com 7 vitórias e 1 empate, 17 gols feitos e apenas 2 sofridos, o time candango é líder absoluto do grupo A 6 da Série D 2020 e da Quarta Divisão Nacional.
O início avassalador do Gamão do Povão pode ser coroado com o primeiro passo para o tão desejo acesso da equipe já nesse final de semana, caso uma combinação de resultados aconteça. A vitória do alviverde é essencial para já se garantir.
Com 8 jogos realizados em 14, o periquito soma 22 pontos. A Caldense, atual quinta colocada, fez 10 pontos e já jogou nessa rodada. O Villa Nova-MG ainda entrará em campo diante do Brasiliense nesta quinta-feira (22/10), mas poderá chegar, ao fim da rodada, com apenas 10 pontos. Caso o time mineiro vence o Jacaré empatará numericamente com Bahia de Feira (4º lugar), Caldense (5º lugar), Tupynambás (6º lugar), todos somando 10 pontos. Caso perca estaciona nos 7 pontos.
Faltando 6 rodadas para o término da primeira fase, o Gama terá 18 pontos em jogo. Sua atual vantagem, de 12, para quem quer que seja o 5º colocado, entrará em campo no sábado diante do Palmas. Empate ou derrota não garantem, no momento, a Sociedade Esportiva do Gama na segunda fase. Mas, caso vença o pior time do torneio, a matemática começa a sorrir para o periquito.
Combinação necessária de resultados
O Gama vai encarar o fraquíssimo Palmas que sequer pontuou até o momento na competição. A duas rodadas o periquito venceu, fora de casa, o time de Tocantins por 3-0. No estádio Bezerrão às 17h de sábado 1-0 já é suficiente para os atuais 22 pontos se tornarem 25.
Na mesma rodada, Caldense e Bahia de Feira jogam entre si. Quem vencer chegará a 13 pontos e o perdedor estacionará com 10 pontos. Como o Bahia de Feira é 4º colocado, o perdedor não entrará na zona de classificação, limbo que importa ao Gama. O empate deixa ambas as equipes com 14 pontos atrás do Gama e não garante o alviverde na segunda fase nesse momento.
Além do resultado no Ronaldão, o Gama terá de torcer pelo seu rival no domingo, às 15h, no Serejão. O Brasiliense é atual vice-líder com 14 pontos, um jogo a menos, e pode encerrar o final de semana com 20 pontos, caso bata o Tupynambás na 9ª Rodada. Com esse resultado, o também mineiro estaria com 10 pontos e 15 atrás do Gama.
Por fim, o resultado do Jacaré importará secundariamente. Caso vença hoje o Villa Nova-MG, deixará o terceiro mineiro do grupo com 7 pontos. No final de semana, o Villa Nova-MG estará na Bahia para enfrentar o terceiro colocado, Atlético de Alagoinhas. Se a equipe vice-campeã baiana de 2020 manter o bom desempenho e vencer em seus domínios, o Villa Nova ou estaciona nos 7 pontos ou estará – se bater o Brasiliense hoje – com 10 pontos, 15 a menos que o Gama.
Critérios de desempate são a chave
Caso todos esses resultados ocorram, o Gama terá 25 pontos, restando 5 rodadas e 15 em disputa. A diferença para o 5º colocado será de 15 pontos. Como o Gama terá vencido 8 jogos e seus adversário no máximo 3, e haverão confrontos diretos, como Caldense x Tupynambás (12ª rodada), Tupynambás x Bahia de Feira (14ª rodada), Villa Nova x Bahia de Feira (13ª rodada). Assim, o Gama não perderia, ao menos, a 4ª colocação na tabela.
Além disso, no segundo critério de desempate o alviverde já tem um saldo de 15 gols que se ampliará, necessariamente, para, ao menos, 16 gols e seus adversários nessa briga somam Bahia de Feira -1, Caldense -9, Tupynambás -1, Villa Nova-MG -2, o Gama estará efetivamente na segunda fase da Série D do Brasileirão.
Em nenhuma hipótese o Palmas somará os 22 pontos que hoje tem o Gama.
Gama tá fazendo uma campanha excelente, já mostrou que os times do grupo não páreos para ele, meu único temor agora é com relação aos times do grupo 8 e 7, onde tem equipes como Caixias, Mirassol, Joinville, Ferroviária, Novorizontino…esses times tem elencos e equipes muito boas, principalmente esse Novorizontino, que de volta e meia bate nos grande de SP. O Gama avançando de fase, em algum momento pegará uma dessas equipes.
No mata a mata vamos saber quem é quem…vai depender muito do equilíbrio técnico e emocional de cada equipe….