A Copa Libertadores feminina 2022 já tem data e confrontos marcados e a Conmebol definiu, na última quarta-feira (21/9), o quadro de árbitras e assistentes da competição nacional. Dentre as três brasileiras, uma é brasiliense: a assistente Leila Cruz. As outras tupiniquins são a árbitra Edina Alves e a bandeirinha Neuza Back. A competição acontecerá de 13 a 28 de outubro, entre 16 equipes, no Equador.
Leila Naiara Moreira Cruz tem 34 anos e atua como árbitra desde 2014. Com apenas um ano de arbitragem, ela passou a integrar o quadro da CBF e, em 2019, tornou-se a primeira árbitra do Distrito Federal a fazer parte da lista da Fifa. Leila inspira as outras árbitras da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e, em seu discurso quando recebeu o escudo, afirmou: “Nós, mulheres, não somos o sexo frágil. Não mais. Nós somos fortes”, declarou com firmeza e alegria.
Em 2022, Leila participou de 14 jogos da CBF e irá compor a equipe de arbitragem na final do Brasileirão Feminino, marcada para o próximo sábado (24/9) entre Corinthians e Internacional, na Neo Química Arena. Sua última participação em campeonatos internacionais foi na Copa América Feminina deste ano, realizada na Colômbia entre 8 e 30 de julho. Leila estará à vontade ao lado de Edina Alves e Neuza Back. As três atuaram juntas em outros jogos.
A competição será realizada entre os dias 13 e 28 de outubro e as 16 equipes foram divididas em quatro grupos (A, B, C e D) com quatro times em cada um deles. Os jogos acontecem em Quito, no Equador, e três equipes brasileiras estão na disputa: Corinthians, Palmeiras e Ferroviária. O alvinegro é o atual campeão do torneio. O time paulista também é o maior vencedor, com quatro taças.
Grupo A
Corinthians
Olimpia-PAR
Always Ready-BOL
Deportivo Cali-COL
Grupo B
Equador
Defensor Sporting-URU
Boca Juniors-ARG
Ferroviária
Grupo C
Palmeiras
Universidad de Chile-CHI
Club Ñañas ou Ind. Dragonas-EQU
Libertad-Limpeño-PAR
Grupo D
América de Cali-COL
Peru
Venezuela
Santiago Morning-CHI