Na manhã desta terça-feira (13/5), Arthur Elias, treinador da Seleção Brasileira Feminina, realizou a convocação para dois compromissos antes da Copa América. Os dois amistosos serão diante do Japão, com o intuito de se preparar para a competição continental. Ao todo, 26 atletas foram convocadas pelo comandante para vestir a amarelinha. Entre elas está Kaká, zagueira nascida no Distrito Federal e que figura na seleção nas últimas convocações.
Nascida no Paranoá, Kaká foi convocada pela primeira vez em 2024. Ela foi aproveitada em um amistoso contra a Austrália, em partida que o Brasil venceu por 2 a 1. A jovem de 25 anos começou a carreira no Minas Brasília, onde permaneceu por quatro temporadas. Durante o tempo em que permaneceu na equipe da capital federal, a zagueira foi campeã do Candangão, além de participar da maior glória do clube: a conquista da Série A2 do Campeonato Brasileiro.
A defensora ganhou notoriedade e deixou As Minas em 2022. Ela se transferiu para o Santos, vestindo as cores do alvinegro praiano até a temporada seguinte. Em 2024 ela assinou contrato com o São Paulo, defendendo o tricolor no Paulistão e na Série A1 do Campeonato Brasileiro. A zagueira continua no clube na atual temporada e já levantou a primeira taça em 2025: a Supercopa do Brasil. Na final, o São Paulo derrotou o Corinthians.
Clique e saiba mais
- Após demissão de Roberto Fernandes, Capital tem novo treinador
- Confira os resultados dos primeiros confrontos do Candanguinho Sub-20
- Capital sai na frente, mas cede empate ao Mixto nos acréscimos no JK
Na atual temporada, Kaká entrou em campo em 13 oportunidades, sendo 12 com a camisa do São Paulo e uma na Seleção Brasileira. No Tricolor Paulista, ela jogou pela última vez na sexta-feira (9/5). O Tricolor Paulista recebeu o Fluminense pela Série A1 do Campeonato Brasileiro. Pela amarelinha, ela entrou em campo no segundo tempo no amistoso diante dos Estados Unidos. O Brasil venceu fora de casa por 2 a 1.
O primeiro amistoso da Seleção Brasileira será no dia 30 de maio, às 21h30, na Neo Química Arena. Já o segundo compromisso em São Paulo será em Bragança Paulista, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em 2 de junho. As partidas servem como preparação para a Copa América, que será disputada em julho, no Equador. Confira abaixo as atletas convocadas por Arthur Elias.
GOLEIRAS
Lorena (Kansas – EUA)
Camila (Cruzeiro)
Claudia (Fluminense)
ZAGUEIRAS
Isa Haas (Cruzeiro)
Kaká (São Paulo)
Tarciane (Lyon – França)
Mariza (Corinthians)
Thais Ferreira (Corinthians)
LATERAIS
Fê Palermo (Palmeiras)
Bruna Calderan (São Paulo)
Yasmim (Real Madrid – Espanha)
Fátima Dutra (Ferroviária)
MEIO-CAMPISTAS
Angelina (Orlando Pride – Estados Unidos)
Duda Sampaio (Corinthians)
Laís Estevam (Palmeiras)
Yaya (Corinthians)
Ana Vitória (Atlético de Madrid – Espanha)
ATACANTES
Amanda Gutierres (Palmeiras)
Jheniffer (Tigres – México)
Gio (Atlético de Madrid – Espanha)
Kerolin (Manchester City – Inglaterra)
Dudinha (São Paulo)
Jhonson (Corinthians)
Luany (Atlético de Madrid – Espanha)
Debinha (Kansas – Estados Unidos)
Marta (Orlando Pride – Estados Unidos)