Baixa de peso no elenco do Brasiliense. Artilheiro do Campeonato Candango com oito gols e um dos principais atacantes do clube na temporada 2023, Yuri Mamute não é mais jogador do Jacaré. O distrato foi acertado entre as partes na quinta-feira (11/5) e oficializado, através do Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta sexta-feira (12/5).
Mamute chegou ao clube do Distrito Federal em outubro de 2022 após rápida passagem pelo Azuriz-PR. Na Copa Verde da temporada passada, o atacante colocou uma bola na rede. Em 2023, Yuri viveu os melhores momentos com a camisa do Brasiliense. Titular durante boa parte do Candangão, terminou o torneio local como artilheiro. Contando as demais competições do ano, o jogador atuou 19 vezes e marcou 10 gols no ano.
A última, inclusive, foi na estreia do Brasiliense na Série D do Campeonato Brasileiro. Contra o Operário-MT, Yuri Mamute perdeu a vaga de titular para Hernane Brocador, autor de um dos gols da vitória amarela por 2 a 0. Ele ainda deu uma assistência para Bruno Cosendey. O agora ex-jogador do Jacaré entrou em campo aos 14 minutos do segundo tempo, justamente no lugar do camisa 19.
O atacante treinou normalmente nos primeiros dias da semana e, na quinta-feira (11/5), acertou a saída do Brasiliense. Sem Yuri Mamute, o Jacaré conta com outras opções rodadas para a vaga de centro-avante. Hernane Brocador deve ganhar mais jogos como titular. Matheus Barboza e Kieza também estão à disposição do técnico Roberto Cavalo para a função de camisa nove.
O Brasiliense dará sequência na temporada 2023 na tarde deste sábado (13/5). Às 17h, o Jacaré recebe o Anapólis, no Estádio Serejão, em Taguatinga. Cumprindo punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube amarelo terá de jogar com portões fechados. Como a Série D não tem transmissão oficial até o momento, a partida deve ficar às escuras, assim como a estreia da equipe no torneio.