19.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Arthur chega a 5 mil pontos no NBB e Brasília volta a vencer após 6 jogos

Equipe de Brasília soube aproveitar bom início de jogo e criou vantagem que lhe garantiu a vitória

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

O BRB Brasília Basquete finalmente voltou a ganhar. Depois de 6 derrotadas seguidas – a última vitória foi na 6ª rodada diante do Mogi fora de casa – o time mais tradicional da capital federal bateu o Fortaleza Basquete Cearense por 82-75 na noite desta terça-feira na Arena BRB, ginásio Nilson Nelson. Parciais de 21-18; 26-15; 14-18; 21-24.

Marcante ainda as pontuações de Arthur e Fischer. O primeiro completou 5 mil pontos no NBB, enquanto o segundo está a uma bola de três de ter 3 mil pontos em sua carreira na competição nacional. Além disso, João Pedro, Gustavo Basílio e Fischer tiveram seus melhores desempenhos no torneio, fazendo 17, 18 e 17 pontos, respectivamente.

- Continua após a publicidade -

No primeiro tempo o Brasília se impôs com um bom bastante e um jogo ajeitado na defesa, com boa marcação e aproveitando o cansaço do Fortaleza que teve uma batalha épica diante do Cerrado no domingo (9/01). O time disparou na frente e abriu 14 pontos.

E foram esses 14 pontos que garantiram a vitória ao final, já que no segundo tempo a defesa caiu de rendimento, especialmente nos rebotes e nas marcações homem a homem, e os visitantes ganharam os dois quartos derradeiros, não por vantagem suficiente para virar o resultado vitorioso dos candangos. 

Matheus Maranhão | BRB/Brasilia Basquete

1º Tempo: Brasília dispara no segundo quarto

Com Rojas e Gabrielzinho inspirados, o Brasília Basquete começou o jogo muito atento e fechando bem os flancos de marcação. Com aproveitamento um pouco superior ao do Fortaleza, 41.9% do time do Ceará contra 42.9% do time de casa, os candangos fecharam o primeiro quarto na frente por 3 pontos. 21-18.

Já no segundo quarto o time local saiu bem na frente. Em menos de 1′ de jogo, Gustavo Basílio e Fischer anotaram 2 bolas de 3 e 6 pontos a mais no placar. Ronald e João Pedro também marcavam, mas Basílio era o destaque do time. Em 5′ de quarto, Basílio já anotava 7 pontos e colocava, no quarto, Brasília 14-2 Fortaleza.

O sempre criticado aproveitamento do Brasília era acima da média. 65.4% aos 4′ para acabar. Já o cansado Fortaleza se segurava em Rashaum, autor de 8 dos 10 pontos da equipe àquela altura do quarto.

Alberto Bial, sem saber o que fazer, parava o jogo. Mas a vantagem criada pelo time de Brasília era inalcançável no período. Ainda que reduzida de 13 pontos de diferença para 11, o Brasília ainda fechou com um placar geral muito bom. Brasília 47-33 Fortaleza Basquete Cearense. Não visto 14 pontos de vantagem para o time da casa no tempo.

2º Tempo: Brasília cai de produção, mas segura vitória

Se a primeira parte do jogo foi boa, a segunda nem tanto. No terceiro quarto o Fortaleza saiu na frente abrindo 4 pontos, o Brasília descontou com João Pedro, mas deixou o Fortaleza abrir 8 pontos. A sorte, outra vez, era Basílio que ao lado de Fischer não deixaram o time visitante alargar.

Com uma pausa de mais de 5 minutos por discussão de posse de bola, o quarto finalizou com vitória do Fortaleza por 18-14 no quarto, placar do jogo anotava Brasília 61-51, uma perda de 4 pontos de vantagem no terceiro período.

No quarto e derradeiro quarto Fischer já começou finalizando na cesta uma bola de três. Mas o Fortaleza queria o empate e com Eugeniusz e Davi baixavam a diferença para 7 pontos faltando 5′ para encerrar o jogo. O Brasília fazia bolas de dois, o Fortaleza de três. A vantagem caiu, para 5.

O Brasília, que aproveitou bem os primeiros quartos, agora somava apenas 20.5% de eficiência no quarto, 4 erros a cada 5 tentativas. Regis Marreli parou o jogo, pediu respeito tático às jogadas planejadas. Na primeira jogo da volta erro de ataque e falta para lance livre de dois, um convertido e outro não, pelo Fortaleza.

Com muitas faltas do lado do Fortaleza, e uma defesa absolutamente perdida no quarto final pelo Brasília, o jogo ia caminhando até o final do cronômetro com momentos de 4, 6, 7, 5, de vantagem para o time mandante. Aos 1’30 Ansaloni de dois usando o garrafão reduzia a diferença a 3 pontos. Ainda bem que Rojas devolveu na sequência.

O Fortaleza partiu para as faltas e o Brasília com Basílio e Rojas soube administrar. Fim de jogo melhor para o Brasília com 82-75 no placar final, ainda que tendo perdido o último quarto por 21-24.

Quartetos iniciais

Brasília: Fischer; Gemerson; Ronald; Arthur; Rojas

Fortaleza: Davi; Eugeniusz; Ansaloni; Pedro; Mãozinha

Cestinha: Gustavo Basílio (Brasília, 18 pts.) e Mãozinha (Fortaleza, 16 pts.)

Reboteiro: Mãozinha (Fortaleza, 13) e Gemerson (Brasília, 12)

Assistência: Ricardo Fischer (Brasília, 5) e Davi (Fortaleza, 5)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P