Por Lucas Bolzan
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha recebeu, na noite desta segunda-feira (21), seu terceiro jogo na Copa América 2021. Pela segunda vez consecutiva na competição, a Argentina desfilou em solo candango, desta vez enfrentando o Paraguai.
Modificada e com o “trio de ataque dos sonhos”, a Argentina entrou em campo com Messi, Di Maria e Aguero. Pelo lado do Paraguai, a esperança de gols seria nos pés de Angel Romero.
Dentro das quatro linhas, os hermanos não tiveram dificuldade para derrotar os paraguaios e acabaram vencendo por 1 a 0, gols marcados por Papu Gómez.
Igualou Mascherano
Esta partida em Brasília acaba sendo histórica para Lionel Messi, que chega a 147 jogos com a camisa da seleção argentina, igualando Mascherano na história. A tendência é que o jogador seis vezes melhor do mundo, crave de vez seu nome na história da seleção.
Pressão e gol argentino no início
Com uma Argentina a todo vapor no início da partida, não demorou muito para acontecer os dois primeiros lances de perigo na partida. Aos 5 minutos, Papu Gómez recebeu excelente passe de Di Maria e finalizou com perigo, quase abrindo o placar. No minuto seguinte, foi a vez de Aguero, que esperto, esperou a zaga do Paraguai bater cabeça e ficou de frente a frente com gol, mas o camisa nove finalizou por cima do gol.
A pressão total, deu resultado para a Argentina aos nove minutos. Após Dí Maria puxar ataque pela esquerda, o atacante encontrou Papu Gómez, que foi esperto, se livrou da marcação paraguaia e abriu o placar no Mané.
O gol deu tranquilidade a Argentina, que assim como na última partida contra o Uruguai, soube controlar a partida até o final do primeiro tempo, apesar de uma pequena pressão paraguaia. Algumas jogadas de perigo ainda aconteceram para ambas equipes, como uma perigosa cobrança de falta de Lionel Messi, em que a bola passou raspando a trave de Silva, mas nada demais aconteceu na primeira etapa.
Segundo tempo morno
Diferente da primeira etapa, a parte final do duelo começou morno. Com as duas equipes se estudando, principalmente no meio campo, vimos muita bola tocada, mas sem finalizações. O Paraguai, mais recuado, deixava a Argentina trabalhar o jogo com liberdade. Isso fez o treinador argentino Scaloni fazer a primeira substituição do jogo, sacando Aguero e colocando Correa.
O Paraguai, tentando se ajustar para tentar o empate, fez duas substituições, colocando Lucena e Óscar Romero. As alterações deram até certa versatilidade no ataque, mas sem força para superar a defesa argentina.
Com o tempo passando, nenhuma das duas equipes esboçavam emoção para que acontecesse algo de mais extraordinário, assim encerrando a partida com vitória Argentina, que continua invicta jogando no Mané Garrincha.
Classificação garantida
Invicta na competição, a Argentina chegou à segunda vitória seguida e assumiu a liderança isolada do grupo A. Agora, as hermanas folgam na rodada e esperam a última, para encerrar a primeira fase diante da Bolívia, na próxima segunda-feira (28), Às 21h, na Arena Pantanal. Já o Paraguai, na terceira colocação e lutando para se garantir na próxima fase, encara o Chine, quinta-feira (24), às 21h, no Mané Garrincha.
ARGENTINA 1
Martinez, Molina, Pezella, Romero e Tagliafico; Paredes 🟨 (Dominguez), Guido Rodriguez e Papo Gomez ⚽ (De Paul); Messi, Di Maria (A. Correa) e Aguero (J. Correa). Técnico: Lionel Scaloni
PARAGUAI 0
Antony Silva, Alberto Espinola, Gustavo Gomez 🟨, Junior Alonso e Arzamendia; Piris da Mota (Sanchez), Cubas (Lucena), Almirón e Gamarra (O. Romero); Ávalos (Samudio) e Ángel Romero (González). Técnico: Eduardo Berrizzo.