Por João Marcelo Pepi e Lucas Espíndola*
Jogos repetidos, clube mais bem colocado em 2024 com apenas três jogos em casa e recém-promovido à elite com seis jogos como mandante. Estes foram os erros cometidos pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) no Conselho Arbitral para o Candangão 2025. Após a definição do regulamento da competição, a organização sorteou os confrontos. Porém, após preencher as lacunas das equipes, os equívocos foram percebidos pelos representantes presentes.
Ao ser divulgada, a tabela mostrou jogos duplicados. O confronto entre Ceilândia x Real Brasília e Brasiliense x Ceilandense apareceram em dois momentos. Na primeira rodada, o Gato Preto receberia o Leão do Planalto e na segunda rodada, os mandos se inverteriam. Já o duelo entre Jacaré e Dragão foram repetidos na segunda (mando do Ceilandense) e na quinta rodada (mando do Brasiliense).
Além dos jogos duplicados, o Capital, vice-campeão em 2024, deveria fazer cinco jogos em casa, segundo o regulamento da FFDF. Porém, na tabela divulgada aos presentes, a Coruja constava apenas três vezes como mandante e outras seis jogando fora de casa. Em situação inversa, o Legião constou como mandante em seis confrontos e em três jogaria como visitante. A equipe recém-promovida deveria atuar quatro vezes em casa para cumprir o regulamento.
Inversões de mandos e mudanças em confrontos
A primeira rodada continuou sem alteração, com Ceilândia x Real Brasília. A segunda rodada contou com duas mudanças: Real Brasília x Ceilândia deu lugar a Real Brasília x Brasiliense e Ceilandense x Brasiliense mudou para Ceilandense x Ceilândia. Cinco mandos foram invertidos para o ajuste da tabela. Na quinta rodada, o original Legião x Capital alterou para Capital x Legião. Na rodada seguinte, Brasiliense x Capital agora é Capital x Brasiliense. Pela penúltima rodada, Real Brasília x Paranoá virou Paranoá x Real Brasília. Seguindo as trocas, Legião x Real Brasília se tornou Real Brasília x Legião. Por fim, Paranoá x Brasiliense modificou para Brasiliense x Paranoá
Dirigentes pediram novo sorteio, mas nem todos concordaram
Após os ajustes, dirigentes de Paranoá e Gama concordaram em realizar um novo sorteio para se manter a lisura. Já os representantes de Capital, Ceilândia, Brasiliense, Legião, Sobradinho e Real Brasília aceitaram as mudanças propostas pela FFDF sem a necessidade de um novo sorteio. Os cartolas de Ceilandense e Samambaia não se encontravam mais no Conselho Arbitral no momento da nova votação.
*Com informações de Lucas de Moraes