17.5 C
Brasília
quarta-feira, 7 de maio de 2025

Apostando na união, Gama quer superar problemas para conquistar o bi

Depois de primeira fase impecável, Gama busca deixar de lado problemas financeiros para seguir firme na briga pelo bicampeonato local

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

As nuvens de brigadeiro em que o Gama navegou na primeira fase do Campeonato Candango ganharam um tom um pouco mais nublado. Atual campeão local, o alviverde fez uma campanha praticamente irretocável antes da paralisação provocada pelo novo coronavírus e foi para a quarentena na primeira posição da primeira fase. Os 143 dias que separam o último e o próximo jogo do alviverde foram longos.

Enfrentando problemas financeiros (atualmente elenco e funcionários estão há mais de seis meses sem ver dinheiro pago pelo alviverde em suas contas bancárias), o Gama enfrentou perrengues para se apresentar. A volta aos trabalhos ocorreu somente em 20 de julho. Na semana que antecedeu a reestreia diante do Real Brasília, o alviverde encarou ainda dois dias de greve do elenco. Tudo provocando pelo perrengue administrativo.

- Continua após a publicidade -

Em novo acordo, o mês de janeiro foi quitado na segunda-feira (10/8). Porém, alguns nomes do elenco não esperam e deixaram o clube de forma litigiosa. Os destaques Luquinhas, Wagner Balotelli e Jefferson Maranhão abandonaram o barco alviverde e se transferiram para o rival Brasiliense. O time ainda perdeu o ídolo Tarta, que foi negociado com o Juventude (mas que ao menos não saiu por problemas financeiros).

Além deles, o Gama também desfez o contrato com o goleiro reserva Rafael Copetti. Para suprir as ausências, o alviverde se lançou ao mercado e trouxe algumas peças de reposição. Já na reapresentação no CT Ninho do Periquito, o time apresentou o goleiro Roger Kath e o volante Bruno Henrique. O último nem estreou e deixou o clube cerca de dez dias depois de ter sido anunciado.

Dias depois, mais uma nova peça no elenco: o atacante Everton. O grande reforço da paralisação foi anunciado em 27 de julho. Através de suas redes sociais, o Gama confirmou a chegada do lateral-direito Régis. Nascido em Brasília, o jogador conquistou fama nacional com as camisas de São Paulo e Botafogo. Já nesta terça-feira (11/8), mais um reforço: volante Renato Xavier, ex-Jaraguá.

Demora impede amistosos

Com o planejamento atrapalhado pelos problemas financeiros, o Gama teve menos tempo de preparação do que vários rivais diretos, como Brasiliense e Real Brasília. Ainda durante a paralisação, o alviverde chegou a pré-agendar um amistoso contra o Atlético Goianiense. O jogo-treino, porém, acabou não acontecendo pelo Periquito ter voltado aos trabalhos em cima da hora do retorno.

Com isso, o Gama não fez nenhum amistoso de preparação. Porém, ao que tudo indica, esse fator não fez diferença. Na partida que marcou o retorno do torneio local no último sábado (8/8), o alviverde fez um jogo protocolar, mas suficiente para mostrar sua força e vencer o Real Brasília por 2 a 0, garantindo a liderança da primeira fase. Nas quartas de final, o adversário será o Sobradinho.

Tempos de paz

A primeira fase do Campeonato Candango foi, de certa forma, de bastante tranquilidade para o Gama. Nos dez primeiros jogos disputados, o alviverde não perdeu para ninguém. Foram nove vitórias sobre Taguatinga, Sobradinho, Ceilandense, Ceilândia, Brasiliense, Unaí, Paranoá, Luziânia, Real Brasília e Formosa, a maioria por goleada, o que garantiu a incrível marca de 39 gols marcados. O único tropeço foi no empate em 2 a 2 com o Capital.

Apesar dos problemas causados pela dramática situação financeira durante a paralisação do futebol, o Gama aposta na sintonia entre elenco e torcida para repetir o bom desempenho esportivo apresentado na primeira fase do Candangão. A meta é manter os tempos de paz que ditaram o ritmo do clube na pré-pandemia para seguir firme na luta pelo bicampeonato candango.

Fique de olho nos destaques do alviverde

Para alcançar o objetivo, o Gama segue apostando na manutenção de boa parte do elenco. Além disso, o alviverde conta com grandes valores individuais. O principal deles é o homem-gol Nunes, artilheiro do time no Candangão com sete gols marcados. No sistema defensivo, o técnico Vilson Tadei conta com a solidez da dupla de zagueiros Gustavo e Emerson.

Elenco do Gama para o retorno do Candangão 2020

Goleiros: Rodrigo Calaça, Roger Kath e Mateus;
Laterais: Régis, Marcos Anderson, Peu, Paulo Henrique e Mateus;
Zagueiros: Emerson, Gustavo, Wallace, Gustavo Rambo e Jonas;
Volantes: Renato Xavier, Gabriel, Felipe Werley e Lucas Vieira;
Meio-campistas: Everton, Norton, Esquerdinha, João Rafael, Muriel e David;
Atacantes: Nunes, Michel Platini, Malaquias, Júlio César, David e Breno.

Comissão Técnica
Técnico: Vilson Tadei
Auxiliar técnico: Mayco
Preparador Físico: Cleber Augusto
Auxiliar de preparação física: Alysson
Preparador de goleiros: Márcio Defendi
Auxiliar de preparador de goleiros: Erimar
Analista de desempenho: Reinaldo Gueldini
Auxiliar de análise de desempenho: Francisco Neto
Diretor de Futebol: Paulo Araújo
Massoterapeuta: Alessandro
Auxiliar de massagista: Gilvan

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE