O Grêmio Esportivo Valparaíso, mais conhecido como Greval, foi fundado em 13 de dezembro de 1992. Tendo como sede o munício do Valparaíso, região do entorno do Distrito Federal (a cidade fica a 35 km da capital federal), o clube disputa os campeonatos futebolísticos de Brasília. Contudo, foram 21 anos distante das competições oficiais.
O retorno aos gramados vai muito além do time de futebol, pois, o Greval é a esperança de muitos jovens da região, detentores do sonho de tornar-se jogador de futebol profissional. Quem afirma isso é o ex-atleta Matheus Rocha. Atualmente, Matheus preside e treina os times profissional e de juniores do clube e deixa bem claro a intenção do projeto.
“É muito importante ver o projeto sair da burocracia e acontecer. Precisamos de muitas melhorias, sabemos disso, mas só de iniciar, já conseguimos possibilitar o sonho de vários adolescentes de uma região carente em oportunidades. Os atletas da região devem saber que com disciplina, determinação, compromisso e responsabilidade, poderão ter uma oportunidade de seguir carreira como atleta profissional, e que a oportunidade não é tão distante como parecia”, declarou Matheus.
No Candanguinho, o Greval tem colhido os frutos do trabalho com a garotada. No último domingo (25/6), a equipe do entorno venceu o Ceilandense e se garantiu na próxima fase do torneio sub-20 da capital. Nas quartas de final, o Grêmio Valparaíso encara o Ceilândia. A utilização dos garotos no elenco principal que disputa a Segundinha é dada como certa.
“A maioria dos nossos atletas têm idade para jogar o juniores ano que vem, e a nossa intenção é trabalhar o amadurecimento desses atletas, fazendo com que eles disputem a 2ª Divisão, mesclando com atletas que tenham alguma experiência (esses em menor número no elenco)”, assegurou o treinador.
Matheus Rocha deixa bem claro a ideologia da agremiação: “o objetivo do clube é dar oportunidade aos atletas formados no clube e aqueles mais jovens que queiram uma oportunidade, seguindo as diretrizes da equipe”, afirmou.
A comissão técnica da base, assim como parte do elenco, também será aproveitada no time profissional.
Treinador: Matheus Rocha
Analista de desempenho: Giovane tome
Auxiliar técnico: Fábio Reis
Preparador de goleiros: Paulo
Preparador físico: Wosney Pacheco
Fisioterapeuta: Clovis Monteiro e Matheus Rocha
O Greval está no grupo A da Segundinha, ao lado de Aruc, Ceilandense, Cruzeiro-DF, Planaltina, Riacho City e Sesp/Samambaense. A estreia será em 30 de junho, em casa, contra o Ceilandense. A princípio, a equipe mandará seus jogos no estádio Serra do Lago, em Luziânia, cidade vizinha ao Valparaíso.