O Gama agiu rápido e anunciou o nome do treinador da equipe Sub-20. Após poucas horas da saída de Fábio Frubal, o clube acertou com Fábio Teixeira. O novo técnico do alviverde candango, apresentado na manhã desta quinta-feira (22/12), já acompanhava os treinamentos e a preparação do time para a Copinha. Teixeira terá pouco mais de dez dias para trabalhar o seu plantel antes da estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023 contra o Atlético Guaratinguetá-SP.
Na última quarta-feira (21/12), o técnico Fábio Frubal anunciou, através das suas redes sociais, o desligamento do Gama. O treinador optou pelo encerramento do contrato por entender que não havia clima para desenvolver o seu trabalho. “Não foi uma decisão fácil, mas com certeza foi a mais ética e respeitosa”, disse. A saída se dá uma semana após o presidente do Gama, Wendell Lopes, informar que a comissão técnica trazida pela SAF Gama, ex-gestora do clube, se manteria para 2023.
O mandatário gamense esclareceu que os imbróglios envolvendo SEG e SAF não refletiria no comando técnico das categorias de base, antes administrada pela SAF Gama. “A anulação da SAF é inédita. A comissão técnica e os jogadores estão definidos: seguem os da SAF. A forma jurídica como isso está saindo da SAF para a SEG é inédito no direito desportivo brasileiro, mas é algo que a decisão judicial garante e está sendo trabalhado”, garantiu em 14 de dezembro.
Treinador com vivência na base
Fábio Teixeira acumula trabalhos nas categorias de base de alguns clubes candangos como Aruc, Santa Maria, Gama e Orlando City Brasília. O treinador é pós-graduado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing e possui as licenças A, B e C da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além das experiências com jovens promessas, Teixeira esteve na comissão técnica dos profissionais masculinos de Santa Maria, Brasília, Capital, Samambaense, Bolamense e Planaltina, e do feminino com o Capital. Ele também acompanhava a preparação do Gama para a Copinha.
Gama na Copinha 2023
O Gama estreia na Copinha no segundo dia de competição, em 3 de janeiro de 2023, às 13h, contra o Atlético Guaratinguetá-SP, representante da sede do Grupo 13. A segunda rodada colocará candangos e goianos frente a frente. O clube comandado por Teixeira enfrenta o Goiás, em 6 de janeiro, às 15:15. A equipe alviverde fecha a fase de classificação contra o cearense Grêmio Pague Menos em 9 de janeiro, às 17:45.