Calendário cheio! Na manhã desta segunda-feira (27/11), através de uma Assembleia Geral Ordinária, a Federação de Futebol do Distrito Federal convocou os 36 clubes filiados à FFDF para tratarem de duas pautas importantes. Além de analisarem a previsão orçamentária para o exercício econômico do mesmo ano, foi discutido sobre o Calendário Esportivo de Competições, que será ampliado pela entidade local na temporada 2024.
Assunto discutido por muitos jornalistas e torcedores que acompanham o futebol da capital federal, novas competições foram aprovadas pela Federação de Futebol do Distrito Federal juntamente com os clubes do quadradinho. Com isto, o calendário esportivo ganhou duas novas competições, ambas envolvendo as categorias de base: Campeonato Candango Feminino Sub-18 e a Copa Brasília Sub-20.
Sendo uma das melhores federações ranqueadas no futebol feminino brasileiro, o presidente da FFDF viu a chance de criar mais uma competição da categoria. “O futebol feminino vem crescendo a passos largos. E nós, como a quarta federação ranqueada na CBF – Confederação Brasileira de Futebol, devemos, por obrigação, seguir a tendência da modalidade. Assim, entendemos que a melhor forma de fomento é a criação de competições de base, com o objetivo de fazer nascer novas atletas em nossa cidade”, comentou Daniel Vasconcelos.
– Clique e saiba mais
– Capital renova com paredão tricolor para a próxima temporada
– Do quali ao título: Tabilo conquista o Aberto da República
– Sala de Imprensa #16 – A euforia do acesso rubro-negro
De olho na base e com o intuito de fortalecer ainda mais a categoria dentro do Distrito Federal, o mandatário da entidade local também comentou sobre a criação da Copa Brasília Sub-20, que reunirá os oito melhores colocados do Candanguinho Sub-20. “Os times sentem a necessidade de movimentarem seus calendários e tem também a sequência para os atletas aproveitarem suas datas natalícias. Além disso, os times classificados para a Copa São Paulo terão uma excelente oportunidade de treinarem suas equipes em alto nível. Acredito que será muito produtivo para todos”.
Com a criação do Campeonato Candango Feminino Sub-18 e da Copa Brasília Sub-20, a FFDF divulgou as datas das competições locais. O Candangão abre a temporada e, em seguida, começa uma série de torneios das categorias de base: Sub-11/13, Sub-20, Feminino Sub-18 e Sub-15. Depois inicia mais uma competição profissional, a Segunda Divisão do Campeonato Candango. Para terminar acontecem os torneios Sub-17, Candangão Feminino e a Copa Brasilia. Veja os detalhes abaixo.
No que diz respeito ao orçamento, desde que assumiu a FFDF, em 2017, a gestão atual teve aprovação em todos os anos. Para este ano, Daniel comemora o fato de ter as contas em dia, além de celebrar o retorno gradativo da credibilidade da entidade. “Estou bastante satisfeito porque estamos todos (clubes e federação) infundidos no crescimento do nosso futebol, por isso estamos colhendo os frutos. Tenho mais cinco anos de mandato pela frente e é nesse caminho que quero que continuemos, para em breve voltarmos ao topo, onde já estivemos”, concluiu.