O técnico interino da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, divulgou a lista dos convocados que vestirão a amarelinha contra o Marrocos, em amistoso programado para 25 de março. Este será o primeiro compromisso após a Copa do Mundo no Catar, realizado entre novembro e dezembro de 2022. Novidade na relação, o zagueiro Robert Renan, nascido no Distrito Federal, foi lembrado pelo treinador entre os 23 nomes. A última convocação de um atleta nascido na capital federal foi em fevereiro de 2019, quando Felipe Anderson foi chamado por Tite.
A primeira convocação da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo do Catar 2022 aconteceu na manhã desta sexta-feira (3/3), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ainda à procura de treinador, a entidade escolheu Ramon Menezes para exercer o cargo até o acerto do novo nome. E coube ao interino fazer a primeira chamada para vestir a amarelinha. Com muitos atletas convocados pela primeira vez, o zagueiro Robert Renan esteve entre os presentes.
O defensor é o primeiro nome, nascido no Distrito Federal, convocado para a Seleção Brasileira desde fevereiro de 2019. À época, o meia Felipe Anderson, atleta do West Ham-ING, foi lembrado pelo ex-treinador da seleção canarinho, Tite. A relação divulgada no período também foi para amistosos que seriam disputados em março. O atleta brasiliense entrou aos 26 minutos do segundo contra o Panamá e no jogo seguinte, contra a República Tcheca, não foi utilizado.
Robert Renan e mais 22 atletas enfrentarão o Marrocos em 25 de março. O adversário vem embalado após excelente participação na Copa do Mundo do Catar. A participação do país no Mundial foi a melhor de sua história e culminou com o quarto lugar da competição, perdendo a semifinal para a vice-campeã França e a disputa do terceiro lugar para a Croácia, seleção que eliminou o Brasil no torneio.
Trajetória de Robert Renan
Nascido na capital federal em 11 de outubro de 2003, Robert Renan começou sua carreira profissional no Grêmio Novorizontino, equipe de São Paulo. Após alguns anos, a jovem promessa foi contratada pelo Corinthians, para atuar pelo Sub-17 e posteriomente, na categoria Sub-20. Pelo clube paulista, o zagueiro subiu aos profissionais e fez 13 jogos no último ano.
Na última janela de transferências, o atleta do Distrito Federal foi vendido para o Zenit, tradicional equipe russa, mas ainda não estreou pelo clube. A última competição disputada pelo zagueiro foi o Sul-Americano Sub-20, onde conquistou o título do torneio ao lado de outros nomes lembrados pelo treinador Ramon Menezes como o goleiro Mycael, o lateral Arthur, o meia Andrey Santos e o atacante Vitor Roque.
Veja a convocação da Seleção Brasileira:
Goleiros: Ederson (Manchester City-ING), Mycael (Athlético-PR) e Weverton (Palmeiras);
Laterais: Arthur (América-MG), Emerson (Tottenham-ING), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest-ING);
Zagueiros: Roger Ibañez (Roma-ITA), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA) e Robert Renan (Zenit-RUS);
Meias: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco da Gama), Casemiro (Real Madrid-ESP), João Gomes (Wolverhampton-ING), Lucas Paquetá (West Ham-ING) e Raphael Veiga (Palmeiras);
Atacantes: Antony (Manchester United-ING), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Rony (Palmeiras), Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP) e Vitor Roque (Athlético-PR).