Por Bruno H. de Moura e Danilo Queiroz
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e a secretária de esportes, Celina Leão, vão discutir com os organizadores de um torneio preparatório de futebol a possibilidade do DF sediar a competição. Segundo apurou a reportagem, a reunião irá ocorrer entre segunda e terça-feira e pode selar um acordo entre GDF e organização.
O torneio preparatório é ventilado desde o mês de junho. À frente da competição estão os ex-jogadores Márcio e Lino, o primeiro foi goleiro titular do Atlético Goianense por quase 10 anos e o segundo zagueiro com passagens por diversos clubes.
Ao Distrito do Esporte, Márcio confirmou o interesse em trazer a competição para solo candango. Segundo o empresário, tudo “vai depender de uma reunião q está marcada pra próxima semana com algumas autoridades de Brasília.” Ibaneis Rocha e Celina Leão estarão presentes nesta conversa.
Inicialmente, o encontro seria no final da semana passada, mas por questões de agenda acabou sendo transferida para o início da próxima, entre segunda e terça-feira. A notícia de o torneio vir a ser jogado no DF foi publicado primeiro pelo jornalista Rafael Bessa da Rádio Sagres 730 de Goiânia, e confirmado pelo Distrito do Esporte.
Gama e Brasiliense podem disputar competição
Os 4 times de Goiás em torneios nacionais devem participar do preparatório. Atlético Goianiense, Goiás, Vila Nova e Goiânia estariam em negociação bastante avançada. Inicialmente, a chance de equipes candangas jogarem foi ventilada, mas após a FGF barrar em função da logística e deslocamento, apenas o quarteto goiano estaria dentro.
Porém, caso a competição venha mesmo a se realizar no DF, Gama e Brasiliense podem completar os integrantes. Márcio disse ao DDE que o jacaré e o periquito devem ser convidados quando o martelo for batido “Assim q tivermos essa reunião e confirmação serão convidados sim. Já tem uma (reunião) pra conversa”, afirmou.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da secretaria de esportes, mas não obteve resposta até a publicação dessa reportagem.
Torneio preparatório para competições nacionais
Goiás e Atlético Goianiense na Série A, Vila Nova na Série B e Goiânia na Série D seriam as únicas equipes a jogar o preparatório. O torneio serve para as equipes criarem ritmo de jogo e fortalecimento muscular das equipes. Porém, após o lockdown intermitente decretado no estado vizinho, há grandes chances do torneio ser adiado para o final do ano.
A tendência é que o campeonato goiano de 2020 só volte em dezembro e termine no próprio mês. Os times do interior foram praticamente todos desmantelados e a solução aventada resolveria outra questão. Com o retorno em dezembro, as equipes do interior e da capital teriam elenco para emendar com o Goianão 2021, já em janeiro.
Goiás e o Distrito Federal, que no início da pandemia tinham sintonia de atuação entre seus líderes, vivem momentos díspares. Enquanto Ronaldo Caiado fechou o estado para segurar a desestruturação do sistema de saúde pública de Goiás, Ibaneis Rocha disse ao jornal Estado de S. Paulo que vai abrir todo o DF e que começará a tratar a doença como uma gripezinha qualquer.
Em decreto recente, o mandatário do GDF reautorizou todas as atividades na capital, à exceção de torneios esportivos, festas noturnas, e atividades culturais como teatro e cinema. Segundo dados divulgados o DF mais mais de 88% dos seus leitos de UTI da rede pública ocupados.