Em jogo muito morno e com bastante confusão, Brasiliense e Gama se enfrentaram pelo jogo de volta da semifinal do Candangão BRB 2025. O clássico contou com poucas emoções e pouca produtividade de ambas as equipes, com isso, o placar permaneceu zerado durante o duelo inteiro. Com o resultado, o Alviverde carimbou a classificação para a grande final do Campeonato Candango, além de conquistar as vagas em três competições nacionais em 2026: Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. Já o Jacaré fica sem calendário por mais uma temporada. A final entre Gama e Capital será no sábado (29/3), às 16h, no Estádio Mané Garrincha.
Ambas as equipes mostraram um futebol muito pobre durante os 45 minutos iniciais. Precisando do resultado, o Brasiliense não conseguia criar chances e levar perigo ao gol de Renan Rinaldi. Enquanto isso, O Gama tentava chegar através dos contra-ataques, tendo as melhores chances na primeira etapa. O segundo tempo contou com mais emoção e mais chegadas perigosas. Porém, mesmo assim, a rede não foi balançada no Estádio Serejão.
Brasiliense e Gama fazem um primeiro tempo abaixo do esperado
Os últimos 90 minutos da semifinal entre Brasiliense e Gama começaram com pouca intensidade. O confronto ficou muito concentrado no meio de campo, além das faltas marcadas por Maguielson, com a partida ficando picotada. O clube visitante chegou com perigo perto dos oito minutos, mas não conseguiu assustar o goleiro Matheus Kayser. O Jacaré tentou responder em seguida, mas também não colocou o arqueiro Renan Rinaldi para trabalhar.
O tempo foi passando e o confronto no Estádio Serejão continuava amarrado, com poucas chances para ambas as equipes. Além disso, o duelo estava brigado, com muita disputa de bola nas intermediárias. Aos 22′, Rubens recebeu na entrada da área, girou em cima da marcação e tocou para Netinho. O lateral-direito invadiu a área e finalizou cruzado, mas Renan Rinaldi fez a defesa com tranquilidade.
Minutos depois foi a vez de Marcos Jr testar o goleiro gamense, mas a finalização e longe acabou saindo fraca. Após um longo tempo sem finalizações na partida, o Gama quase abriu o placar aos 44 minutos. Rafa Marcos puxou um contra-ataque, tocou para Willian Jr. no meio de campo e o camisa número 10 carregou a bola até a entrada da área. Ele arriscou de direita, mas a redonda acabou passando rente a trave de Matheus Kayser e morreu pela linha de fundo. Maguielson encerrou o primeiro tempo aos 50 minutos .
Clique e saiba mais
- Terra da Marcha Atlética: Brasília será sede do Mundial da categoria
- Líbera do Brasília Vôlei, Vi Maria fala sobre temporada, elenco e futuro
- Capital disse que recebeu por anúncio na Copa do Brasil, mas fez de graça
Com muita confusão dentro e fora de campo, Gama vai à final do Candangão
A volta do intervalo começou intensa, com o Brasiliense querendo o gol. Porém, as oportunidades mais claras foram do Gama. A primeira chegada aconteceu com Willian Jr. na direita. O camisa 10 rolou para Moisés, que chegou batendo de primeira e obrigando Matheus Kayser a fazer a defesa. Depois, Willian Junior fez boa jogada pela esquerda e finalizou no gol adversário. A finalização assustou o goleiro do Jacaré, com a redonda tirando tinta da trave e indo para fora.
O Brasiliense chegou com bastante perigo aos 13 minutos. Yago Ferreira recebeu na intermediária, cortou para o meio e mandou para o gol, Renan Rinaldi fez boa defesa e impediu o tento do Jacaré. Instantes depois os donos da casa chegaram mais uma vez. Após jogada pela direita, Tobinha recebeu dentro da área, tirou a marcação e finalizou para a meta adversária. Porém, o chute saiu fraco e o goleiro gamense defendeu com tranquilidade.
Aos 22′, Yago Ferreira arriscou mais uma vez de longe, mas a finalização acabou nas mãos de Renan Rinaldi. Minutos depois foi a vez de Keynan arriscar. Após cobrança de escanteio, o zagueiro do Brasiliense apareceu no primeiro poste e tentou cabecear contra a meta do Gama. Ele chegou a triscar na pelota, mas a redonda acabou saindo pela linha de fundo.
Minutos depois uma batalha campal se instaurou no Estádio Serejão. Moisés caiu fora de campo, retornou para dentro das quatro linhas e foi retirado por atletas que estavam no banco de reservas. Jogadores e comissão técnica do Gama foram para cima e, a partir daí, a confusão entre os profissionais começou a rolar. A torcida do Jacaré jogou bombas no campo e a Polícia Militar do DF teve que intervir.
A bola voltou a rolar após 13 minutos. Os atletas Jeferson, do Brasiliense, e Caicedo, do Gama, foram expulsos por Maguielson Barbosa. Quando o relógio marcava 60 minutos, Igor Morais aproveitou cruzamento na área e cabeceou para o gol, Renan Rinaldi fez a defesa. O Gama respondeu na sequência, mas Fabinho não conseguiu alcançar o cruzamento vindo da direita. Sem mais chances claras de gol, Maguielson encerrou a partida aos 67 minutos.
Brasiliense 0
Escalação: Matheus Kayser; Netinho, Igor Morais, Keynan e Guilherme Santos 🟨 (Romário); Marcos Jr., Iago Cousseau (Tobinha) e Tarta 🟨; Yago Ferreira (Xuxa), Kadu Barone (Douglas) e Rubens (Apodi)
Técnico: Luis Carlos Winck
Gama 0
Escalação: Renan Rinaldi 🟨; Michel 🟨(Toninho Paraíba), Wellington, Pedro Romano e Lucas Piauí 🟨; Moisés 🟨, Lúcio (David), Rafa Marcos (Douglas) e Willian Jr.; Ramon (Fabinho) e Luan (Lima)
Técnico: Luis Carlos Souza
Venceu o time que tem tradição e torcida!
Final sábado? O time amarelo pediu adiamento do jogo domingo pq jogaram na quinta pela copa verde, Gama vai aceitar jogar menos de 3 dias a final?
Pra mim a final deveria ser no mínimo no domingo
O jogo da final deveria ser no Bezerrão primeiro no gama e outro no campo do adversário em dois jogos..seria mais rentáveis as finais do Candangão.
Muito mau organizado esta data para final do Candangão, deveria ser no domingo em dois jogos.
O Gama deveria pedir para que jogo fosse no domingo a tarde ficaria melhor para os torcedores comparecer no estádio.
É uma pena essa decisão em jogo único e no Mané. Teria que ser em 2 jogos, com o primeiro no Bezerrão.
ste jogo deveria ser no Bezerrão com dois jogos de ida e volta….seria mais emocionante……para o bem do futebol de Brasília….o futebol candango/ local está sempre andando pra trás retroagindo…os próprios dirigentes da FBF e dos clubes não valorizam….nosso futebol local…..