Tudo pronto para as quartas de final da Copa Verde! Nesta quinta-feira (6/2), aconteceram as últimas partidas de volta das oitavas da competição regional. Com isso, ficou definido todos os classificados para a fase seguinte. Oito equipes continuam vivas e brigando pela taça do certame. Entre eles está o Brasiliense, que eliminou o Capital nos pênaltis em jogo realizado no Estádio Serejão. Após a classificação, o Jacaré manteve uma escrita importante dentro do torneio.
O esquadrão amarelo está na nona participação na Copa Verde. A equipe já foi campeã uma vez. Em 2020, o clube acabou derrotando o Remo nas penalidades máximas. A decisão na marca da cal é uma grande aliada do Jacaré na história da competição regional quando atua em casa. Durante todos esses anos de participações, o Brasiliense já esteve envolvido em cinco disputas de pênaltis jogando como mandante. Em todas elas, o clube do Distrito Federal saiu vencedor.
A primeira vez que o Jacaré teve que decidir a classificação na próxima fase nos pênaltis foi em 2019. Na primeira fase da competição regional daquele ano, o Brasiliense enfrentou o Vitória. Após dois empates em 0 a 0, o time do quadradinho venceu por 5 a 3 nas penalidades, avançando para as oitavas de final. No ano seguinte, mais uma vez o esquadrão amarelo esteve envolvido em uma disputa de penalidades máximas.
Clique e saiba mais
- Brasiliense avança nos pênaltis e enfrenta Vila Nova na Copa Verde
- Legião apresenta novo treinador para a continuidade do Candangão BRB 2025
- Atletas do Distrito Federal são convocadas para a Seleção Brasileira
Na semifinal da Copa Verde 2020, o clube empatou em 3 a 3 no placar agregado com o Vila Nova. Na decisão por pênaltis, o esquadrão amarelo foi perfeito, converteu as cinco cobranças e se classificou para a final. A perfeição nas batidas da marca da cal também foi importante no ano seguinte. Na primeira fase da competição regional, o Brasiliense teve pela frente o Rio Branco-ES. A equipe passou de fase após eliminar os capixabas por 5 a 3.
As outras duas decisões nas penalidades máximas são mais atuais. Em 2024, o Jacaré eliminou o Ceilândia nas oitavas de final do certame por 4 a 1. E a última disputa de pênaltis foi na tarde desta quinta-feira (6/2). Matheus Kayser acabou pegando a cobrança de Anderson Uchôa e garantiu a classificação do Jacaré nas quartas de final. O esquadrão amarelo é agora o único representante do Distrito Federal na Copa Verde da atual temporada.
Com o resultado positivo, o clube do Distrito Federal vai enfrentar o Vila Nova nas quartas de final. A primeira partida entre candangos e goianos será na próxima quarta-feira (12/2), em duelo que o Brasiliense será o mandante. O jogo deve acontecer no Estádio Serejão, em horário que ainda será definido pela CBF. Já o confronto de volta pode acontecer no dia 19 ou 26 de fevereiro, em Goiânia. Quem carimbar a classificação, pegará o vencedor do duelo entre Goiás e União Rondonópolis.