As primeiras partidas de volta das quartas de final do Candanguinho aconteceram na manhã deste sábado (22/7). Abrindo os duelos decisivos, o Gama recebeu o Luziânia no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê. Meia hora depois, Brasiliense e Brazlândia duelaram no Serejão, em Taguatinga. Com a vitória do Alviverde por 2 a 0 e a classificação do Brasiliense após o empate em 1 a 1, os rivais se classificaram às semifinais.
No Estádio Defelê, o Gama fez um jogo duro e bastante pegado com o Luziânia. O Alviverde acabou vencendo por 2 a 0, com gols de Luiz Felipe e Rafinha. Os gols foram marcados cada um em um tempo. Já em Taguatinga, os donos da casa empataram em 1 a 1 com o Brazlândia. O esquadrão amarelo saiu atrás, porém, no início do segundo tempo buscou a igualdade no marcador. No placar agregado, o Jacaré se deu melhor encerrando as duas partidas em 4 a 2.
O confronto entre Brasiliense e Gama, válido pela semifinal e que provavelmente acontecerá no próximo fim de semana, será o primeiro pelo Candanguinho após cerca de 15 anos. O Jacaré se ausentou dos torneios de categorias de base em 2010 e retornou apenas na temporada atual. Já em sua volta, o Jacaré surpreendeu, fez uma ótima primeira fase e passou sem dificuldades pelo Brazlândia nas quartas de final. O Alviverde, maior campeão do torneio, também assegurou a classificação após uma boa campanha.
– Clique e saiba mais
– Campeonato Candango Sub-15 começa com 10 partidas no fim de semana
– Duelos de volta do Candanguinho contarão com portões abertos
– Brasiliense precisa vencer para avançar para a próxima fase da Série D
O ano de 2009 foi o último em que o Brasiliense disputou o Candanguinho. Porém, naquela temporada, Jacaré e Periquito não se encontraram dentro do certame. Ambos os clubes iniciaram a competição local em grupos diferentes. Devido ao regulamento à época, os rivais também não se encontraram na segunda fase. Devido ao chaveamento das semifinais, os times só poderiam se encontrar na finalíssima, mas não aconteceu, já que o Gama foi eliminado pelo CFZ.
O último confronto entre os rivais aconteceu em 2008. Na ocasião, a partida foi válida pela primeira fase do Candanguinho. O Brasiliense não tomou conhecimento do adversário e goleou por 4 a 0. Naquele ano, o Jacaré enfrentou o Unaí na final e foi campeão pela última vez do torneio Sub20. O Jacaré possui sete títulos da competição local, atrás do Brasília, com nove, e do próprio arquirrival, o Gama, com 11 canecos levantados.