Às vésperas da Copa do Mundo, o técnico da seleção brasileira, Tite, convocará nesta segunda-feira (7/11) os 26 atletas que disputarão o campeonato mundial de seleções, que será realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2022, no Catar. Desde junho de 2016, quando foi anunciado como treinador da seleção canarinha após a saída de Dunga, Tite convocou 122 atletas. Destes, apenas um nasceu na capital federal: o meia Felipe Anderson.
Natural de Santa Maria, Felipe Anderson foi o único atleta nascido no Distrito Federal lembrado por Tite. A convocação ocorreu em fevereiro de 2019 para dois amistosos em março. Jogador do West Ham-ING à época, o meia entrou aos 26 minutos do segundo tempo na partida contra o Panamá no lugar do volante Arthur, atualmente no Liverpool-ING. Contra a República Tcheca, três dias depois, o jogador não foi utilizado. Desde então, Felipe Anderson, hoje jogador da Lazio-ITA, não foi mais convocado.
Apesar de ter sido convocado apenas uma vez por Tite, esta não foi a única vez do brasiliense na seleção brasileira principal. Em 2015, jogando pela Lazio-ITA, Felipe Anderson foi lembrado por Dunga e atuou contra o México, entrando no jogo aos 38 minutos do segundo tempo. No jogo seguinte, contra Honduras, o meia ficou apenas no banco de reservas. Assim como no comando de Tite, Felipe Anderson foi convocado apenas uma vez por Dunga.
Pela seleção olímpica, Felipe Anderson fez parte do plantel medalha de ouro na Olimpíada Rio-2016. Na competição, o meia fez quatro jogos – dois na fase de grupos, um pela semifinal e outro na final contra a Alemanha – e deu uma assistência na partida que garantiu vaga na decisão do torneio. O atleta brasiliense ainda possui passagens pelas seleções de base do Brasil.
Paulistas dominam convocações
Dentre os 122 convocados por Tite, São Paulo aparece como o Estado com mais representantes, foram 48 jogadores lembrados pelo treinador. Em segundo lugar, o Rio de Janeiro com 21 atletas. Rio Grande do Sul soma dez jogadores, Minas Gerais tem nove, Bahia e Paraná com seis cada, Paraíba quatro e Ceará totaliza três. Com dois jogadores estão Alagoas, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina.
Além do Distrito Federal, outros Estados contam com apenas um representante nas convocações de Tite, são eles: Acre, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Gande do Norte. O meia Andreas Pereira, belga de nascimento e jogador do Fulham-ING, foi o único atleta não nascido no Brasil convocado para a seleção brasileira. Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não tiveram convocações de atletas.
Convocação final para a Copa do Mundo
Nesta segunda-feira (7/11), por volta de 13h, Tite convocará os 26 atletas que disputarão a Copa do Mundo. Na última semana, o técnico enviou à FIFA a relação de 55 jogadores pré-selecionados para a Copa. Esta deve ser a última convocação do treinador sob o comando da seleção brasileira. Tite anunciou, em fevereiro deste ano, no programa Redação SporTV, do Grupo Globo, que se despedirá do comando após a competição mundial de seleções.