26.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Anota na agenda: CBF define calendário do futebol para temporada 2023

A entidade máxima do futebol brasileiro apresenta calendário do futebol brasileiro com início dos estaduais em 15 de janeiro. Copa do Brasil tem bola rolando em fevereiro e Séries A, B, C e D começam em abril

- Continua após a publicidade -

A atual temporada do futebol no Brasil está em sua reta final, mas as datas de 2023 já foram definidas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta quarta-feira (21/9) o calendário do futebol brasileiro para o próximo ano. As datas iniciam em 15 de janeiro com os estaduais e seguem até 3 de dezembro com a última rodada da Série A do Brasileirão. A Copa Verde não consta na relação inicial e segundo a CBF, seu cronograma específico será definido em outubro.

A pré-temporada contará com 31 dias, compreendidos entre 14 de dezembro de 2022 e 14 de janeiro de 2023. Os estaduais abrirão as competições espalhadas pelo Brasil. A CBF definiu 16 datas para os campeonatos de cada federação, com início programado para 15 de janeiro e término em 9 de abril. Ainda em janeiro, a Supercopa do Brasil, disputada em 2020 e 2021 no estádio Mané Garrincha, dará o ar da graça em sua partida única.

Brasiliense, campeão do Candangão, e Ceilândia, vice-campeão, serão os representantes do Distrito Federal nos torneios nacionais. A primeira participação das equipes da capital federal será em 22 de fevereiro, na abertura da Copa do Brasil. A competição que reúne times de todas as federações do Brasil terá 14 datas e encerrará em 23 de setembro. Outra competição com os clubes da capital federal é a Série D do Brasileirão. A quarta divisão nacional tem seu início programado para 30 de abril e fim em 29 de outubro, totalizando 24 datas.

- Continua após a publicidade -

Outras datas do calendário

Sem clubes do Distrito Federal, as Séries A, B e C do Brasileirão também terão seus inícios em abril, assim com a Série D. A segunda divisão é a primeira a iniciar em 15 de abril, seguida da elite no dia seguinte e o campeonato de terceiro escalão em 23 de abril. A Recopa, disputada pelo campeão da Libertadores (Flamengo ou Athletico-PR) contra o campeão da Sul-Americana (São Paulo ou Independiente Del Valle-EQU), terá duas datas: 8 e 15 de fevereiro.

A Copa Libertadores inicia em 8 de fevereiro em sua fase pré e terá 19 datas, com sua grande final em 11 de novembro. A Sul-Americana terá seu início um mês depois da Libertadores, em 8 de março. Porém, com quatro datas a menos, terminará em 28 de outubro. Por fim, o Mundial de Clubes. A competição que reúne os campeões dos continentes deverá ocorrer em fevereiro e caso se confirme as datas, a Recopa sofrerá alterações e deverá ser disputada em 22 de fevereiro e 1º de março.

Copa Verde ainda sem data

Além da Copa do Brasil e da Série D do Brasileirão, Brasiliense e Ceilândia conquistaram vaga na Copa Verde. A competição regional, assim como a Copa do Nordeste, não consta no cronograma do futebol divulgado pela CBF. A entidade comandada por Ednaldo Rodrigues Gomes informou que o calendário específico das copas regionais serão divulgados em até 17 de outubro.

Foto: Fernando Torres/CBF

Copa do Brasil com alteração nas finais e Datas Fifa

A Copa do Brasil contou com uma importante modificação. Tradicionalmente disputada no meio de semana, as finais da competição serão disputadas em dois sábados: 16 e 23 de setembro. Os jogos da primeira fase até as semifinais do torneio continuarão sendo disputadas durante a semana. Outra novidade do calendário é a pausa nas Datas Fifa. As competições serão paralisadas durante todos os compromissos das seleções nacionais.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P