30.5 C
Brasília
sábado, 5 de outubro de 2024

Alviverde soberano: Gama vence o Real e se sagra campeão do Candanguinho

Em jogo marcado por homenagem a Mateus Silva, Gama se impõe sobre o Real e garante a taça do Campeonato Candango de Juniores

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

Das mais jovens aos adultos, só deu Gama na temporada de 2019 do Campeonato Candango. Pouco mais de quatro meses depois de conquistar o título do torneio da categoria profissional diante do arquirrival Brasiliense, o alviverde voltou a dar volta olímpica no Estádio Nacional Mané Garrincha. Desta vez, a razão da comemoração gamense foi a conquista da competição local de juniores, conquistado neste domingo (1º/9) sobre o Real com vitória por 2 a 0.

A taça do Candanguinho ficará eternamente guardada no Ninho do Periquito, mas, por ter chegado a decisão do torneio de categorias de base, o Real tem o que comemorar mesmo com o vice-campeonato. Isso porque, assim como o Gama, o Leão do Planalto também garantiu o direito de representar o Distrito Federal e jogar a edição de 2020 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o principal torneio da categoria de juniores no calendário do futebol brasileiro.

- Continua após a publicidade -

Gama mata o jogo no primeiro tempo

Na primeira fase, Gama e Real disputaram ponto a ponto a liderança de um dos grupos do Candanguinho com vantagem no final para o aurianil, que terminou na liderança da fase. Assim, o enredo previa um jogo bastante equilibrado entre as duas equipes. Porém, o alviverde já inverteu o panorama logo nos primeiros minutos da decisão. Aos 2, David recebeu bom passe na área e finalizou para defesa do goleiro João Victor. No rebote, Brenno mostrou oportunismo para marcar de cabeça e abrir o placar.

Atrás do placar, o Leão do Planalto buscou agredir o time alviverde com mais intensidade. Porém, a defesa gamense foi dando conta do recado e impedindo que as investidas se agravassem. Aos 40, o time gamense voltou a se lançar ao ataque e aumentou a vantagem. Após cruzamento na área, a bola desviou na defesa do Real e acabou matando o goleiro João Victor, que nada pode fazer para impedir o gol contra, o segundo do Gama na final no Mané Garrincha.

Foto: Divulgação/Gama

Real tenta, mas alviverde garante a taça

Com a grande desvantagem do primeiro tempo, o Real voltou para o segundo tempo da decisão demonstrando que teria uma postura muito mais ofensiva. Satisfeito com os dois a zero no marcador, o Gama passou a jogar ainda mais fechado e complicou de vez qualquer tentativa de reação do Leão do Planalto. Afobado, o aurianil optou por lançar na área quase todas as jogadas que criava, facilitando o trabalho de contensão dos visitantes. Assim, o tempo foi passando.

Com o contra-ataque à disposição, o Gama via a oportunidade perfeito de encaixar uma nova jogada ofensiva e garantir a taça. Porém, nas vezes em que conseguiu acertas as possibilidades, o alviverde acabou pecando no momento decisivo. Chaolin teve duas chances. Na primeira, acabou esbarrando na recuperação do goleiro João Victor. Na outra, o atacante gamense finalizou bem, mas acertou a trave. Para sorte do time, os tentos não fizeram falta para a equipe se sagrar campeã candanga.

A Mateus Silva, com carinho

A conquista do Candanguinho pelo Gama teve uma singela e justa homenagem. Antes da bola rolar, o time gamense aproveitou a entrada em campo para relembrar o analista de desempenho Mateus Silva, que faleceu em 24 de agosto em decorrência de um câncer. Ao se perfilarem no centro do gramado, os jogadores do alviverde estenderam uma faixa com os dizeres “saudades eternas”. No fim da decisão, a lembrança esteve presente o tempo todo, inclusive no momento de erguer a taça

Nas redes sociais, provocação alviverde

Durante a fase de grupos, o Real venceu o Gama por 1 a 0 e aproveitou às redes sociais para dar uma alfinetada no alviverde. Na postagem de fim de jogo, o clube soltou uma arte escrita SEG 0 Líder 1. A referência era relacionada a frase utilizada pela torcida alviverde para exaltar a liderança “SEG o líder”. Com o título nas mãos, o alviverde recorreu ao Twitter para perguntar, em tom de ironia, sobre a mensagem. No fim, quem riu por último acabaram sendo os gamenses.

GAMA 2
Matheus; Gustavo, Jonas, Lucas e Vitor; Gabriel, Daniel, Glaysson e Muriel (Chaulin); Breno (Jardel) e David (Warley)
Técnico: Léo Roquete

REAL 0
João; Ítalo, Milani, João Afonso e Felipe (Túlio); Adryan (Murillo), Juan e Índio (Rafinha); Davi Machado, Manu e Araújo (Wesley)
Técnico: Gerson Ramos

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P