Os dois primeiros donos das vagas de acesso da Série D do Campeonato Brasileiro estão confirmados e, curiosamente, ambos foram algozes de times do Distrito Federal na caminhada. Na tarde deste sábado (2/9), Athletic e Caxias confirmaram a promoção à Terceirona do futebol nacional na próxima temporada. Os mineiros eliminaram o Brasiliense na segunda fase, enquanto os gaúchos tiraram o Ceilândia nas oitavas de final.
Após eliminar o Jacaré, o Athletic tirou o Camboriú com direito a virada no jogo de volta depois de perder a ida. Nas quartas de final, o caminho foi inverso. Primeiro, o time de Minas Gerais construiu um bom resultado nos primeiros 90 minutos da decisão contra o Bahia de Feira, por 2 a 0. Na tarde deste sábado (2/9), a equipe perdeu como mandante, por 1 a 0, mas avançou com triunfo no agregado.
O Caxias tirou o Ceilândia em derrota dolorida para o Gato Preto e para o futebol candango em geral, conseguindo avançar para o duelo de mata-mata decisivo para chegar na Série C. Contra a Portuguesa-RJ, o time grená empatou em casa, por 1 a 1. Neste sábado (2/9), os gaúchos aprontaram fora de casa, no Rio de Janeiro, ganharam por 1 a 0 nos minutos finais e confirmaram o acesso.
Curiosamente, essa não é a primeira vez que um algoz do Distrito Federal no mata-mata tem sucesso na empreitada de acesso na Série D. Além de Athletic e Caxias, outras três equipes fizeram o mesmo. Em 2020, o Mirassol-SP passou pelo Brasiliense e subiu. Em 2014, o Jacaré perdeu a partida de acesso para o Brasil-RS. Na temporada 2014, o Araguaína-TO passou pelo Brasília na terceira fase e chegou à Série C.
Para o futebol do Distrito Federal, resta aguardar a temporada 2024 da Série D do Campeonato Brasileiro para sonhar em repetir o feito protagonizado por Athletic e Caxias neste ano. Na próxima edição do torneio, a capital será representada por Real Brasília e Brasiliense, campeão e vice do Campeonato Candango de 2023. Os times locais não jogam a Série C desde 2013.