Por Danilo Queiroz
Embora mais cedo do que o inicialmente programado, o Campeonato Candango terá grandes definições na tarde desta quarta-feira (18/3) com a realização simultânea às 15h30 dos seis jogos da 11ª rodada da primeira fase. Antes marcado para o próximo fim de semana, o certame foi adiantado pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a tendência é que praticamente todo o chaveamento das quartas de final do torneio local seja definido.
Com exceção da zona de rebaixamento, que já foi definida no último fim de semana com a queda dupla de Paranoá e Ceilandense, todas as demais zonas da tabela podem ter modificação. Na ponta, o Jacaré ainda sonha em ultrapassar o líder Gama. No G4, que garante o direito de definir o mata-mata como mandante, três times brigam por duas vagas. O G8, que encaminhará os times para as quartas de final, vê dois times alimentarem um sonho distante e a possibilidade de trocas internas de posição.
Veja o que estará em jogo em cada partida da última rodada
Unaí x Ceilandense (Urbano Adjuto)
O encontro entre Unaí e Ceilandense, no estádio Urbano Adjuto, diz respeito ao sonho de apenas de uma das agremiações. Atualmente em nono com oito pontos, o time mineiro ainda briga por uma vaga no mata-mata do Candangão. Para isso, terá que vencer, torcer por uma derrota do Luziânia (único que pode ultrapassar) e tirar uma diferença de cinco gols de saldo (-8 do Verdão contra -3 dos goianos). Já rebaixado, o Dragão rubro-negro entrará em campo apenas para cumprir tabela.
Luziânia x Ceilândia (Serra do Lago)
Na frieza da matemática, Luziânia e Ceilândia ainda têm possibilidade de classificação. Porém, a missão do alvinegro é ingrata já que vencer apenas não gasta. No confronto direto, o Gato Preto precisa tirar 11 gols de saldo dos goianos. Ou seja, para sonhar com a vaga, teria que vencer por seis ou mais gols de diferença. Para o Igrejinha, a equação é bem mais simples: basta um empate como mandante para não ser mais ultrapassado por nenhum dos concorrentes diretos. Uma vitória ainda pode colocar o clube em sexto.
Brasiliense x Paranoá (Serejão)
A partida entre Brasiliense e Paranoá no estádio Serejão ainda tem uma importante influência no campeonato, já que o Jacaré ainda pode assumir a liderança geral. Para isso, o time amarelo precisa golear a Cobra Sucuri e torcer para o Gama, no máximo, empatar seus dois próximos jogos (o alviverde entrará em campo pela 10ª rodada no próximo sábado contra o Real Brasília). Qualquer outra hipótese manterá o time amarelo em segundo. Já rebaixado, o time azul e amarelo apenas cumpre tabela.
Gama x Formosa (Bezerrão)
Gama e Formosa ainda têm objetivos importantes na competição local. Para garantir a liderança já nesta quarta-feira, o alviverde precisa vencer os goianos por qualquer placar. Se empatar ou perder, o Periquito deverá torcer contra o Jacaré. Já o Tsunami olha para frente e para trás: se vencer, torcerá para o Real Brasília somar no máximo um ponto em seis possíveis para ficar em terceiro. Em caso de derrota, o time goiano terá que secar o Taguatinga para não acabar caindo para a quinta posição.
Capital x Sobradinho (Mané Garrincha)
No G8, Capital e Sobradinho podem trocar de posições dependo do resultado. Se vencer, a Coruja ultrapassa o Leão da Serra e garante o sexto lugar geral. Em caso de derrota, o time azul terá que torcer por um tropeço do Luziânia para não cair para oitavo. Um triunfo não faz o alvinegro mudar de posição, já que o Taguatinga tem cinco pontos de margem. Se perder, porém, pode acabar caindo para oitavo, caso o time goiano também vença sua partida. Empate no Mané, aliado a vitória do Igreja, pode fazer os dois perderem posição.
Real Brasília x Taguatinga (Abadião)
Jogo, em tese, mais importante da rodada, Real Brasília e Taguatinga envolve vários cenários. Vitória do Leão do Planalto confirma o time em terceiro. Se ganhar e o Formosa tropeçar, o TEC entra no G4 e definirá o mata-mata como mandante nas quartas de final. Se perder para a Águia na quarta e para o Gama no sábado, aliado ainda a uma vitória do Tsunami do Cerrado, o aurianil verá a situação se complicar ainda mais, já que a combinação fará o time terminar a primeira fase do Candangão na quinta posição.