Por João Marcelo
Campeão candango em 2018, o Sobradinho não divulgou seu elenco para a temporada 2020. Após um 2019 abaixo da expectativa com fracassos em todas as competições em que disputou, 2020 não parece ter um cenário diferente, talvez mais tenebroso que o ano passado. Faltando pouco mais de 20 dias para a sua estreia – o Leão da Serra enfrenta o Brasiliense em 26 de janeiro às 15:30 – o clube tem alguns nomes que já estão treinando, mas não foram anunciados de forma oficial.
Na sexta-feira (3/1), alguns atletas começaram avaliação médica e já no dia seguinte, os aprovados fizeram avaliação física. A tendência é que durante a semana todos sejam anunciados de forma oficial pelo Leão da Serra. A equipe, segundo fontes ligadas ao Distrito do Esporte, tem uma parceria firmada com o Clube da Saúde e estaria disponibilizando ajuda médica. Outros aportes financeiros ainda estão procurados pelo tricampeão brasiliense.
Dentre os nomes, alguns conhecidos do futebol candango e outros que terão a primeira experiência na capital. Quem terá a missão de defender o gol alvinegro é Uoston, arqueiro que atuou em 2018 pelo Samambaia Futebol Clube. O goleiro teve boas atuações, sendo destaque da Cobra Cipó no referido ano e estava atuando no futebol baiano. Outro defensor conhecido é o zagueiro Felipe Marcelino, que atuou pelo Ceilândia em 2019 e já havia atuado no Gama.
Para o meio de campo, Bruno e Douglas são os volantes constantes nos primeiros nomes. Além dos dois, Bolt e Matheus também serão jogadores dessa temporada do Sobradinho. Outros nomes estão sendo negociados e devem ser divulgados em alguns dias pela diretoria alvinegra. Com pouco tempo para o início do campeonato, o Leão da Serra precisa correr contra o tempo para anunciar seus atletas de forma oficial, a fim de ter tempo para efetuar treinamentos.
Regulamento prevê tempo e número mínimo de jogadores para a realização do primeiro confronto no estadual
Segundo o parágrafo 1º do Artigo 12º do Regulamento Específico da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) do 45º Campeonato de Futebol Profissional da Primeira Divisão do Distrito Federal, “Para participar da competição, a equipe deverá ter inscrito no mínimo, 18 (dezoito) atletas profissionais no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até o dia útil imediatamente anterior à realização da primeira rodada” ou seja, até 25 de janeiro de 2020.
Ainda de acordo com o Regulamento Específico da FFDF, o parágrafo 2º diz: “Obedecendo às disposições do Regulamento Geral das Competições da CBF, em seu artigo 41, parágrafo único, as equipes poderão utilizar até 05 (cinco) atletas não profissionais em cada partida, observados o limite de idade; (mínimo de 16 anos completos e máximo de 20 anos completos), sendo que esses atletas deverão estar devidamente registrados no BID da CBF.”.