Alocados no Grupo 5 da Série D do Brasileirão, Brasiliense e Ceilândia terão equipes do Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Rondônia como seus adversários na competição. Assim como os clubes da capital federal, todos os componentes disputam seus respectivos estaduais. Alguns avançaram para o mata-mata, outros ainda estão na fase classificatória e um deles, o Interporto-TO, finalizou o Campeonato Tocantinense neste domingo (12/3) com péssima campanha, culminando no descenso do certame.
Vice-campeão do Campeonato Tocantinense em 2022, o que garantiu uma vaga na Série D do Brasileirão, o Interporto começou a temporada 2023 bem diferente. O tetracampeão do Tocantins fechou sua pífia participação na atual edição do estadual neste domingo (12/3) ao enfrentar o União-TO. Com uma campanha de duas vitórias – uma sendo por W.O. contra o Palmas, que desistiu da competição -, um empate e quatro derrotas, o Tigrão foi rebaixado e disputará a divisão de acesso do certame em 2024.
Campanha ruim
A estreia no Campeonato Tocantinense começou mal com uma derrota por 2 a 0 para o Tocantinópolis em 29 de janeiro. O segundo revés veio logo na sequência contra o Tocantins, desta vez por 1 a 0. Mesmo placar ocorreu na terceira rodada e contou com Gurupi como adversário. O quarto compromisso terminou 1 a 0 para o Bela Vista e a vice-lanterna do campeonato sem nenhum gol marcado.
A primeira vitória saiu na quinta rodada do campeonato. O Interporto venceu o Capital por 2 a 1 fora de casa. No jogo seguinte, mais três pontos conquistados. O Palmas desistiu da competição e perdeu todos os seus jogos por 3 a 0. Desta forma, o Interporto garantiu sua segunda vitória no certame. Na última rodada, o confronto direto pelo rebaixamento contra o União terminou empatado por 0 a 0 e decretou o descenso do Tigre à segunda divisão.
Problemas durante a competição
O Interporto, rebaixado junto ao Palmas, acumulou sete pontos ao longo da competição, mas terminou com apenas quatro. A equipe tocantinense sofreu punição por entrar contra o Tocantinópolis, na primeira rodada, sem nenhum jogador inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e assim foi penalizada com a perda de três pontos. Além do Interporto, o União perdeu quatro pontos por ter jogador irregular no banco de reservas contra o Capital.
Somado aos pontos perdidos, o Interporto contou com outro problema: a falta de salários. Os jogadores fizeram greve durante a competição e reclamaram dos não pagamentos feitos pela diretoria do clube. O presidente do clube, Renato Godinho, informou ao portal Futebol Interior que aguardara o repasse da Copa Verde. Porém, a CBF não confirmou se haveria premiação para os clubes. A folha salarial do Interporto gira em torno de R$ 50 mil.
Partidas contra o Interporto na Série D
O Brasiliense é o primeiro clube candango a enfrentar o Interporto na quarta divisão nacional. A partida será na terceira rodada com mando da equipe tocantinense em 20 ou 21 de maio. Na rodada seguinte, é a vez do Ceilândia duelar com o time de Tocantins. O embate será em solo candango em 27 ou 28 de maio. No returno, a ordem será inversa. O Gato Preto viaja até o Tocantins em 1º ou 2 de julho para o confronto da 11ª rodada. Em 8 ou 9 de julho, pela 12ª rodada, o Jacaré recebe o Tigre.
Outros adversários das equipes do Distrito Federal
Mais outras cinco equipes estão no mesmo grupo de Brasiliense e Ceilândia na Série D do Brasileirão. Ainda disputando o estadual, o Anápolis perdeu para o Goiás por 1 a 0 no último sábado (11/3), no jogo de ida das semifinais do Campeonato Goiano. O confronto decisivo será no próximo domingo (19/3), às 16h. Outra equipe goiana no Grupo 5, o Iporá foi eliminado nas quartas para o Atlético-GO pelo placar agregado de 8 a 1.
Pelo campeonato mato-grossense, os dois adversários dos clubes candangos estão vivos em seu estadual. O União Rondonópolis terminou em segundo lugar na fase de classificação e avançou direto à semifinal do torneio. A equipe aguarda o vencedor de Academia e Operário VG, o outro componente do Grupo 5 da Série D. A primeira partida, no último sábado (11/3), terminou com vitória do Academia por 1 a 0. O confronto decisivo ocorre na próxima quarta-feira (15/3), às 15h30, com mando do Operário VG.
Última equipe a entrar em campo pelo seu respectivo estadual, o Real Ariquemes é o quarto colocado com seis pontos e conta uma campanha de duas vitórias (1 a 0 sobre o Guaporé e 3 a 0 sobre o Genus) e uma derrota, conhecida no último sábado (11/3) para o Porto Velho por 3 a 1. Na próxima rodada, o Real Ariquemes enfrenta o União Cacoalense. O confronto ocorrerá no próximo sábado (18/3), às 19h30.