Por Lucas Espíndola e Bruno Moura
O Candangão 2020 deu uma pausa para o carnaval, recém-encerrado, e os times tiveram pelo menos uma semana para se prepararem às próximas cinco rodadas que faltam para o término da primeira fase. Há quem sobre no campeonato, enquanto outras estão no limbo. Quem lidera o campeonato é o Gama, com 18 pontos, seguido de perto pelo Real Brasília, com 16.
Dupla da invencibilidade
Nessa mesma rodada, no campeonato anterior, a equipe alviverde era líder com 16 pontos, dois a menos que a pontuação atual. O Leão do Planalto figurava na quinta colocação, somando 10 pontos nas seis rodadas iniciais. Ambas as equipes possuem o desempenho melhor em 2020, além de terem o melhor ataque e a melhor defesa, respectivamente.
Gama e Real Brasília foram os únicos times que ainda não perderam no Candangão neste ano. O Brasiliense, atual terceiro colocado na tabela e o segundo time a marcar mais gols, 20, em 2019 figurava na segunda colocação, com 16 pontos conquistados, três a mais que no torneio atual. O Jacaré deixou dois pontos importantes para trás, diante do Taguatinga.
Correndo por fora e de olho na próxima fase
O surpreendente Formosa aparece na quarta colocação, com 12 pontos. O time possui apenas duas derrotas no campeonato, ambas por goleada, perdendo por quatro a zero diante do Real Brasília e por três a zero, em casa, para o Taguatinga. Em 2019, o Verdão só conseguiu esse feito nas duas primeiras rodadas, já na sexta rodada, aparecia na nona posição.
O Sobradinho parece que entrou nos trilhos, e depois de perder para Brasiliense, Gama e Real Brasília, o time venceu três partidas seguidas. Hoje, o alvinegro ocupa a quinta colocação, com nove pontos. No ano anterior, o Leão estava na quarta posição com 10 pontos.
Capital e Taguatinga apresentaram uma melhora em comparação ao Candangão 2019. A Coruja figurava na oitava colocação e a Águia na décima, um passo da zona de rebaixamento. O time de Godofredo tem nove pontos conquistados, enquanto o time da praça do relógio possui oito, e figuram na sexta e sétima posição respectivamente.
O Unaí, que voltou para o Candangão neste ano, é o último time que fecha as oito primeiras colocações. Nessas seis primeiras partidas, a equipe mineira somou sete pontos, com duas vitórias, um empate e uma derrota.
Briga contra a degola
O Luziânia, bicampeão candango, somou apenas seis pontos em 18 disputados. O azulino só ganhou dos dois últimos colocados, e ambas as vitórias pelo placar mínimo, um a zero. Essas vitórias no confronto direto, deixa a Igrejinha a cinco pontos da zona de rebaixamento. No ano passado, o Luziânia era o terceiro colocado, atrás apenas de Gama e Brasiliense.
Nas duas últimas rodadas o Ceilândia respirou, e que respirada gostosa! O alvinegro conquistou sua primeira vitória na quinta rodada, diante do Paranoá, e ainda empurrou o adversário para a zona. O Gato Preto ainda empatou com o Capital no último jogo e agora tem quatro pontos, três a mais que a Sucuri e quatro na frente do Ceilandense.
Piores deste ano lembram rebaixados de 2019
No limbo, Paranoá e Ceilandense, que subiram para a primeira divisão neste ano, precisam abrir o olho para fugirem da degola. Rebaixado na última posição no ano passado, o Bolamense na sexta rodada, não somava nenhum ponto, assim como o rubro negro da Ceilândia. O time folclórico do Distrito Federal tomou 21 gols e fez somente três, sendo goleado três vezes.
O Ceilandense até agora só marcou um gol no campeonato, na última rodada, na derrota para o Real Brasília por dois a um. A equipe ainda tem a defesa melhor que a do Bolamense, tomou 19 tentos, mas oito gols foram na goleada histórica diante do Brasiliense, oito a zero.
Paranoá e Santa Maria também tem campanha parecida nesta altura do campeonato. O time grená somava apenas um ponto e era o penúltimo colocado na competição. A Sucuri também soma o mesmo número de pontos da águia, que foi rebaixada no ano passado. O time azul e amarelo empatou em quatro a quatro fora de casa, contra o Unaí.
Vale lembrar que naquela ocasião, o Santa Maria ainda somou mais dois pontos e foi rebaixado com três. O Bolamense só conquistou um ponto, e foi diante da Águia. Além disso, o time de Antônio Teixeira teve o pior ataque e a pior defesa da competição; quatro gols feitos e 38 tomados.
Próxima rodada
7° Rodada – Candangão 2020
SÁBADO, 29/2
11h – Ceilândia x Ceilandense (Abadião)
16h – Unaí x Taguatinga (Urbano Adjuto)
16h – Paranoá x Gama (Bezerrão)
DOMINGO, 1/3
11h – Capital x Luziânia (Bezerrão)
15h30 – Sobradinho x Formosa (Augustinho Lima)
15h30 – Real Brasília x Brasiliense (Ciro Machado)