Por João Marcelo
Incógnita, remarcações e retorno. Essas palavras poderiam facilmente ser o resumo do UFC 249, primeiro evento de nível mundial após a declaração da pandemia do coronavírus. E o solo americano, mais precisamente em Jacksonville, na Flórida, foi o palco escolhido para a realização das lutas. Além do UFC 249, as duas próximas edições também acontecerão nos Estados Unidos. Tomando precauções como testes em massa e portões fechados, o silêncio no combate foi algo incomum em um esporte tão vibrante.
Porém, para um brasileiro, a volta contou com ponto positivo. Com muita trocação, disposição e bastante sangramento, os lutadores fizeram um combate à altura de uma revanche. O número 13 dos pesos-leves, Vicente Luque, conseguiu vencer, pela segunda vez em sua carreira, o americano Niko Price. O atleta da Cerrado MMA chegou a sua décima primeira vitória no maior evento de MMA do mundo após interrupção médica no terceiro round.
Três rounds com trocação e ímpeto dos lutadores
Os primeiros segundos de luta, como de praxe, foi bem estudados pelos adversários. Aos 40 segundos, Luque deu seu primeiro chute e desequilibrou Price. O americano respondeu com diversas tentativas de jabs. Já com três minutos de combate, as trocas de socos e chutes ficou mais acirrada e aberta. Faltando pouco mais de um minuto para o fim, Niko acertou um chute no queixo de Luque e partiu para cima do brasileiro, conseguindo-o levar para o chão. Vicente conseguiu levantar após alguns segundos.
Assim como no primeiro round, os primeiros segundos foram de cautela. Após o estudo, Luque acertou um golpe em Price, que reclamou de ter sido baixo. O árbitro parou a luta e esperou Niko se recuperar. Na volta, o americano voltou com mais ímpeto, com vontade de encerrar logo a luta e abriu mais um trocação com Vicente. O brasileiro ficou recuado algum tempo, mas logo se recuperou e levou a luta para o meio do octógono. Faltando 50 segundos para o fim, Luque conseguiu acertar um direto.
Já no terceiro round, Vicente começou sendo mais contundente na trocação. Os golpes abriram um grande sangramento em Price. O americano manteve a luta em pé e sofreu um knockdown depois de um cruzado de Luque quando faltavam um minuto e meio para o fim. O brasileiro ficou por cima, mas a luta teve que ser interrompida por conta da quantidade de sangue em Price. Após a consulta, os médicos decidiram finalizar a luta e declarar a vitória do brasileiro.