21.5 C
Brasília
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

MPDFT recomenda que estádios do DF não sejam utilizados durante a pandemia

Lembrando fato de Mané Garrincha ter sido oferecido para abrigar o Carioca, MPDFT recomendou que estádios não sejam usados até definição de protocolos contra o coronavírus

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

Na mesma recomendação em que sugeriu que os treinamentos dos clubes e os jogos do Campeonato Candango não sejam retomados por agora, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu que não sejam realizados eventos de qualquer finalidade nos palcos esportivos da capital federal. O órgão, inclusive, citou a intenção da Arena BSB de ceder o Estádio Nacional Mané Garrincha para a retomada do Campeonato Carioca como um dos motivos no parecer.

A recomendação, enviada à Arena BSB, à Secretaria de Esportes e à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), diz que nenhum evento deve ser promovido nas arenas locais “enquanto não houver definição e aplicação de protocolos para proteção individual e coletiva contra o coronavírus”. A minuta foi assinada pelo Procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes e por outros quatro promotores de Justiça do MPDFT.

- Continua após a publicidade -

Entre as considerações citadas por Sabo Paes está a “divulgação pelos meios de comunicação sobre o interesse da Arena BSB em oferecer o Estádio Nacional Mané Garrincha à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) a fim de viabilizar a retomada do Campeonato Carioca”. A segurança dos torcedores e o crescimento da curva de infectados pela Covid-19 também foram usados como justificativas para a decisão do procurador, que se aplica a todos os estádios locais.

Com isso, o MPDFT recomendou que a Arena BSB, concessionária privada responsável por administrar o principal palco esportivo do futebol candango por 35 anos, e aos demais citados que “não promovam e não deem seguimento a qualquer tratativa para a realização de qualquer evento, esportivo ou não, que leve à aglomeração de pessoas, ainda que com portões fechados, no Estádio Nacional Mané Garrincha”. O mesmo vale para os outros estádios e para as competições locais.

Mané Garrincha foi oferecido com apoio de Ibaneis e Bolsonaro

Segundo o jornal O Globo, o desejo de ceder o Mané Garrincha para jogos do Carioca foi apoiado por Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, que chegou a dialogar com interlocutores do Rio de Janeiro. Em nota, o GDF disse “que está em negociação sobre o assunto”. Na semana, até mesmo o presidente Jair Bolsonaro incentivou a ideia. “Estamos querendo trazer a final do Carioca para Brasília. Vamos ver o Botafogo ser campeão aqui”, brincou na porta do Palácio da Alvorada.

Em nota emitida no fim de semana, a Ferj disse não ter sido comunicada do interesse pela Arena BSB, mas também não descartou usar o Mané Garrincha, caso ele fosse oferecido. “Não recebemos nenhum comunicado a respeito e, caso venhamos a receber, o assunto será tratado de forma ampla, responsável, sem preconceitos ou pré-julgamento, mas com os cuidados pertinentes”, salientou o comunicado assinado por Rubens Lopes, presidente da entidade carioca.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P